Homilia Sexta-Feira depois das Cinzas | Ano A

Sexta-feira depois das cinzas, 24/02/2023 – Mt 9,14-15

  • Perguntas sobre o jejum

A pergunta de hoje é sobre o jejum (Mt 9,14), a resposta deve ser, evidentemente, sobre o jejum: depois que Jesus, o noivo, já nos foi tirado, nós jejuamos (Mt 9,15). Trata-se de um jejum, cujo sentido mais profundo é a união com a ausência dele na morte, mas, paradoxalmente, com a presença dele na nossa vida pela sua morte e ressurreição.

Quando jejuar? Por preceito, todas as quartas-feiras de cinzas e sextas-feiras da Paixão do Senhor; por simples amor ao Senhor, sempre que for oportuno, menos nos domingos, solenidades e festas da Igreja. Como jejuar? Não tomando todas as refeições de maneira completa, exceto uma. Mas, caso queira, pode também fazer um jejum mais rigoroso, por exemplo, comendo somente pão e bebendo água naquele dia. Quem pode jejuar? Por preceito, todas aquelas pessoas entre dezoito e sessenta anos. Por pura deliberação, todos os que já atingiram a idade da razão e ainda conseguem jejuar. Como oferecer o jejum a Deus? Basta fazer uma oração espontânea na qual você fala ao Senhor que oferece este sacrifício a ele, em união com o sacrifício da Cruz, por determinada intenção: ou pela conversão dos pecadores, por um familiar seu, pela Igreja, pelo Papa e seus colaboradores, pelos enfermos etc.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros