Homilia do Padre Françoá Costa – VI Domingo da Páscoa | Ano A

6º Domingo da Páscoa, 14/04/2023 – Jo 15,15-21

  • Santidade e apostolado

A primeira leitura de hoje (At 8,5-8.14-17) nos diz que Pedro e João foram “crismar” os samaritanos: orar sobre eles para que lhes viesse o Divino Espírito. Então eles receberam-no. Na segunda (1 Pd 3,15-18), o apóstolo Pedro afirma que temos que santificar Cristo em nossos corações dando razão da nossa esperança. Isto é, cheios do Espírito Santo podemos ser santos (“santificar Cristo em nossos corações”) e fazer apostolado (“dar razão da nossa esperança”). Em continuidade com essas verdade, o Evangelho (Jo 14,15-21) afirma que o Pai enviará o Espírito Santo a nós pelos rogos de Jesus, para que sejamos santos, que é o mesmo que “amar Jesus”, façamos um belo trabalho de evangelização, que é a mesma coisa que “receber o Espírito da verdade para que compreendamos e Jesus se nos manifeste”.

Em suma, o Espírito Santo vem a nós desde o trono do Pai, ele é enviado pelas preces de Jesus, para fazer em nós duas realidades: santificação e apostolado. Todo cristão tem que sentir na alma esse duplo impulso: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não, contudo, demonstração de amor que levar as pessoas para o céu, e que, portanto, não se percam eternamente.  Que tenhamos o conhecimento e amor de Jesus para que defendamos a nossa fé, evangelizando todas aquelas pessoas com as quais nos encontrarmos nas encruzilhadas desta vida. O Imaculado Coração de Maria será a nossa proteção segura.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros