Homilia Segunda-feira da VI Semana da Páscoa |Ano A

Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa, 15/05/2023 – Jo 15,26-16,4

  • Duas lições

Hoje aprendemos que o Espírito Santo é enviado de junto do Pai, e que é o Espírito da Verdade que nos faz dar testemunho de Jesus Cristo (Jo 15,26). Quanto ao primeiro aprendizado, há que dizer que existe um só Deus em três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo. O Espírito é, portanto, a terceira pessoa, e é tão Deus como o Pai é Deus e como o Filho é igualmente Deus. Por causa da identificação numérica de cada Pessoa divina com a substância divina, não há três deuses, mas um só Deus; por causa da distinção de cada uma das Pessoas, não uma só Pessoa, mas três Pessoas.

Falei de “identificação numérica”, isto é, “a mesma quantidade de Deus”, se me é permitido falar assim, que existe no Pai, existe também no Filho e no Espírito Santo. Ora, se é a mesma, então “a quantidade” presente em cada uma das Pessoas se identifica com a única substância divina. Ou seja, não pode haver três infinitos, mas um só infinito, e, contudo, a infinitude está em cada uma das Pessoas. Essas afirmações não são apenas para que você leia, mas para que você medite cada palavra e, desta feita, entenda, ame e adore.

O segundo aprendizado é que o Espírito Santo é o Espírito da Verdade que nos faz dar testemunho de Jesus Cristo. Vejam que a força encontra-se na palavra “verdade”. Entende agora por que o Verbo se fez carne? Percebe por que ele veio dar testemunho da verdade? Sabe agora por que a vida eterna é conhecimento do Pai? Faz ideia por que você deve conhecer, amar e propagar a verdade? Compreende por que o cristianismo é verdade, a filosofia verdadeira? Viu por que a Igreja insiste tanto que você deve saber a doutrina e dar a doutrina aos outros? Finalmente, entende por que a evangelização que você faz deve ser um “apostolado de doutrina”?

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros