O traje eclesiástico dos sacerdotes

Escrito por Pedro Maria Reyes Vizcaíno

O cânone 284 do Código de Direito Canônico fala sobre o modo de vestir dos clérigos. Esta é sua tradução literal:

Cânon 284: Os clérigos devem usar um traje eclesiástico digno, de acordo com as normas dadas pela Conferência Episcopal e os costumes legítimos do lugar.

Ao tornar obrigatório o uso de trajes eclesiásticos, o legislador pretende que os clérigos sejam reconhecidos por todos, como um sinal de sua dedicação e devoção, a fim de dar um testemunho à sociedade.

Este não é o lugar para descrever a evolução dessa regra ao longo dos séculos. Pode-se observar, no entanto, que uma regra semelhante, mesmo sem a referência às regras da Conferência Episcopal, estava presente no Código de 1917.

O cânone 284 indica que os clérigos devem usar um traje eclesiástico digno. A maneira de determinar o traje eclesiástico é dada por dois tipos de normas: as indicações da Conferência Episcopal e o costume legítimo do lugar. As Conferências Episcopais determinaram o modo de vestir dos clérigos nos Decretos que implementam o Código.

Para elaborar em maior profundidade, a Congregação para o Clero aprovou na Quinta-feira Santa de 1994 o Diretório para o Ministério e a Vida dos Sacerdotes. O artigo 66 fala sobre as roupas dos sacerdotes:

  • Por esse motivo, o clérigo deve usar “um traje eclesiástico decoroso, de acordo com as normas estabelecidas pela Conferência Episcopal e de acordo com os legítimos costumes locais”. O traje, quando não for o talar, deve ser diferente do modo de vestir dos leigos e estar de acordo com a dignidade e a sacralidade de seu ministério. A forma e a cor devem ser estabelecidas pela Conferência Episcopal, sempre em harmonia com as disposições da lei universal.
  • Devido à sua inconsistência com o espírito dessa disciplina, as práticas contrárias não podem ser consideradas costumes legítimos e devem ser removidas pela autoridade competente.
  • Com exceção de situações bastante excepcionais, o não uso de vestimentas eclesiásticas pelo clero pode manifestar um senso pobre da própria identidade como pastor, totalmente dedicado ao serviço da Igreja.

Em 2013, a mesma Congregação publicou uma nova edição das Diretório para o ministério e a vida dos sacerdotes. O nº 64 é substancialmente idêntico ao nº 66 da versão anterior:

Por esse motivo, o sacerdote, assim como o diácono em trânsito, deve

  1. usar o hábito talar ou “um traje eclesiástico decoroso, de acordo com as normas estabelecidas pela Conferência Episcopal e de acordo com os legítimos costumes locais”. O traje, quando diferente do talar, deve ser diferente do modo de vestir dos leigos e estar em conformidade com a dignidade e a sacralidade de seu ministério; a forma e a cor devem ser estabelecidas pela Conferência Episcopal, sempre em harmonia com as disposições da lei universal;
  2. devido à sua inconsistência com o espírito de tal disciplina, as práticas contrárias não podem ser consideradas costumes legítimos e devem ser removidas pela autoridade competente.

Com exceção de situações bastante excepcionais, o não uso de trajes eclesiásticos pelo clero pode manifestar um senso pobre da própria identidade como pastor, totalmente dedicado ao serviço da Igreja.

O artigo 64 da versão anterior foi objeto de uma Nota Explicativa do Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativos. Nela, depois de esclarecer que esse artigo tem o status de um decreto geral executório e, portanto, é juridicamente vinculante, ele fornece os critérios para a interpretação do cânone 284 à luz do artigo 66 do Diretório:

  1. Recorda, também com referências aos recentes ensinamentos do Magistério pontifício sobre o assunto, a base doutrinal e as razões pastorais para o uso das vestes eclesiásticas pelos ministros sagrados, como prescrito no cân. 284;
  2. determina mais concretamente o modo de execução de tal lei universal sobre o uso do traje eclesiástico, e assim: “quando não for o talar, deve ser diferente do modo de vestir dos leigos, e em conformidade com a dignidade e a sacralidade do ministério. A forma e a cor devem ser estabelecidas pela Conferência Episcopal, sempre em harmonia com as disposições da lei universal”.
  3. pede, com uma declaração categórica, a observância e a correta aplicação da disciplina sobre o vestuário eclesiástico: “por causa de sua inconsistência com o espírito de tal disciplina, práticas contrárias não podem ser consideradas costumes legítimos e devem ser removidas pela autoridade competente”.

Como a nova versão é substancialmente idêntica, o mesmo raciocínio deve ser aplicado a ela.

É um costume legítimo que os sacerdotes usem trajes leigos?

O cânone 284 faz uma referência explícita ao costume.

Pode-se ver que a alusão ao costume no cânone 284 se refere à maneira de determinar a vestimenta eclesiástica; basta examinar a redação do próprio cânone para ver que esse costume pressupõe uma vestimenta eclesiástica distinta da dos leigos, cuja determinação pode ser feita pelo costume e, portanto, distinta da maneira de vestir dos leigos. Essa é a interpretação do Conselho Pontifício para a Interpretação de Textos Legislativos na Nota Explicativa citada acima. Mas o valor do costume canônico nessa questão ainda está para ser visto.

No direito canônico, o costume tem relevância especial, na medida em que o cânone 23 afirma que o costume aprovado pelo legislador, de acordo com o próprio Código, tem força de lei. Há três tipos de costume: o que está de acordo com a lei (secumdum legem), o que é extrajurídico (praeter legem) e o que é contrário à lei (contra legem). O costume contra legem, sob certas condições, pode prevalecer sobre a lei escrita. À luz das observações acima, parece claro que a prática de não usar trajes eclesiásticos só pode ser considerada costume contra legem. Mas é possível perguntar se essa práxis contra legem pode prevalecer contra a lei escrita.

De acordo com o cânone 26, para que um costume prevaleça contra uma lei, é necessário que ele tenha sido observado por trinta anos contínuos e completos. Mas, de acordo com o cânone 24 § 2, se o costume tiver sido expressamente reprovado pela lei, ele não pode adquirir força de lei. Nesse caso, parece que a práxis de não usar trajes eclesiásticos pode ser incluída, já que foi expressamente mencionada em 1994 e 2013 como um costume não legítimo.

Resta ainda um último esclarecimento: essa norma é obrigatória para bispos, sacerdotes e diáconos. No entanto, ela não se aplica aos diáconos permanentes, de acordo com o cânon 288. Entretanto, deve-se observar que pode haver legislação específica sobre o vestuário eclesiástico dos diáconos permanentes. Em alguns lugares, é exigido que eles usem vestimentas eclesiásticas ao exercerem seu ministério.

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