Iniciativas apostólicas online na Igreja Católica para evangelização durante a pandemia COVID-19

A Igreja Católica desde a sua origem sempre experimentou as perseguições e tempos de dificuldades. Foi assim na vida do próprio Jesus Cristo até operar a Redenção da Humanidade e também na vida da primeira comunidade cristã como narra em várias ocasiões os Atos dos Apóstolos, um exemplo explícito foi lido recentemente na Quarta-feira da III Semana do Tempo Comum: “Naquele dia, rompeu uma grande perseguição contra a comunidade de Jerusalém. Todos se dispersaram pelas regiões da Judeia e de Samaria… Os que se haviam dispersado iam por toda a parte, anunciando a palavra de Deus. (cf. At 8, 1-4)”

Com a quarentena em consequência da pandemia COVID-19, que traz sofrimentos para muitas pessoas em todo globo, também contemplamos um grande influxo de iniciativas apostólicas na Igreja Católica para evangelização online, utilizando os recursos tecnológicos, na maioria das vezes gratuitos, que podem ser replicados e adaptados em muitas regiões.

Abaixo alguns exemplos que podem ser úteis e servir de inspiração:

Essas e muitas outras iniciativas podem ser caminho para fortalecer o sentido de unidade e comunhão dos santos, comunidade e família na Igreja, uma forma de ajudar  as pessoas a se sentirem acolhidas e unidas pelos vínculos espirituais.

Esses tempos extraordinários que vivemos também podem ser ocasião de animar cada fiel a crescer em espírito de serviço e caridade para com as outras pessoas. Algumas iniciativas que cada fiel pode viver nesses tempos e depois também:

  • Rezar mais pelas pessoas nominalmente
  • Como o Papa Francisco tem estimulado, rezar pelos doentes, familiares que cuidam dos doentes, almas das pessoas que falecem sem receber os sacramentos, profissionais de saúde, pesquisadores para descobrirem medicamentos e vacinas, além de governantes e pessoas  responsáveis por tomar decisões com impacto econômico e social na vida das outras pessoas
  • Ajudar os familiares em suas necessidades, na medida do possível
  • Conversar com amigos. Escutar as pessoas, que estão com necessidade de falar e cansadas da quarentena
  • Falar com conhecidos amigos que acaba não tendo tempo para falar em outras ocasiões por conta da correria das atividades diárias
  • Retomar contato com pessoas que estão afastadas da Igreja

Essas ideias compartilhadas acima não são uma lista exaustiva de tudo que pode ser feito, mas sim algumas sugestões. Cada pessoa rezando e escutando o Espírito Santo verá qual a melhor forma de ser instrumento de Deus nas circunstâncias que vive ajudando a viver e transmitir alegria e paz para as pessoas próximas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros