Homilia Terça-feira XXXI Semana do Tempo Comum | Ano C

Terça-feira, 01/11/2022 – Lc 14,15-24

  • Os santos agraciados, felizes e humanos

O texto do Evangelho da Missa de hoje fala dos santos, pois são pessoas que tomam refeição no reino de Deus (Lc 14,15). Ainda que a solenidade de todos os santos seja transladada para o domingo, o dia de hoje não deixa de ser uma ocasião muito boa para conversar com Deus sobre a nossa marcha rumo a Deus, isto é, sobre a santidade que Deus nos dá e nos pede. Santidade é também o segredo que o cristão deve ter para aproximar as pessoas de Deus.

Mas, por favor, não vamos mostrar a santidade como uma coisa esquisita, rara, estranha. De fato, Jesus apresenta o reino no contexto de um banquete: tomar refeição no reino de Deus! Vamos ser bem normaizinhos: comemos, bebemos, trabalhamos, saímos com os amigos e… até tomamos uma cervejinha (com moderação!). Na verdade, nós somos as pessoas verdadeiramente normais porque a vivência das virtudes humanas (prudência, justiça, fortaleza, temperança etc.) e sobrenaturais (fé, esperança e caridade) vai não somente nos divinizar, mas também humanizar-nos cada vez mais.

Quem quer ser uma pessoa humana verdadeiramente realizada deve lutar para ser santo. Quem são, portanto, os santos? Uns bem-aventurados, felizes desta terra. Quem pode ser santo? Todos. Como ser santo? Esperando tudo de Deus, unindo-nos a ele através dos sacramentos, da oração e de uma luta contínua para dar gosto ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Qual é a finalidade de uma pessoa santa? Unir-se ao Santo dos santos e arrastar livremente muitas outras pessoas que lutaram para alcançar a santidade, a felicidade, a plenitude da vida

.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros