Homilia Terça-feira da XII Semana do Tempo Comum | Ano A

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum, 27/06/2023 – Mt 7,6.12-14

  • Tesouro Eucarístico

Por favor, meus queridos, não comunguem em pecado mortal, por mais arrependidos que se julguem. Escutemos o Senhor: “Não deis aos cães o que é sagrado, nem atireis as vossas pérolas aos porcos” (Mt 7,6). O que temos de mais sagrado se não a Sagrada Eucaristia? Qual é a nossa pérola mais preciosa senão o Corpo e Sangue sacratíssimos de Nosso Senhor Jesus Cristo?

Certamente só pode comungar quem é batizado e é católico, e não abandonou a Igreja Católica ou se arrependeu e a ela retornou pela confissão e penitências adequadas; aquele que não está em pecado mortal desde a última confissão bem feita e guarda uma hora de jejum antes da sagrada comunhão. Certamente, os doentes e outras pessoas com motivos justos considerem-se dispensados do jejum eucarístico de uma hora antes da comunhão, mas se puderem fazê-lo é muito aconselhável. Além do mais, o nosso amor e fervor para com Jesus Cristo nos diz que devemos cuidar também da modéstia na casa de Deus, pelas nossas roupas, pelos nossos olhares, pelo nosso silêncio. A Eucaristia é o nosso tesouro, cuidemo-lo; a presença real de Cristo neste sacramento é nossa pérola, tratemo-la com todo respeito, reverência e amor. Como crerão os não católicos que Jesus está na Eucaristia se os católicos não tratam este sacramento em coerência com o que ele verdadeiramente é?

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros