Homilia Terça-feira da VI Semana da Páscoa |Ano A

Terça-feira da 6ª semana da Páscoa, 16/05/2023 – Jo 15,5-11

  • Seiva graciosa

Talvez um dos textos mais recordados por nós do capítulo 15 do Evangelho segundo João seja este: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). Se você ainda não tinha na sua mente este versículo, trate de memorizá-lo, é minha sugestão. Em primeiro lugar, é bom levar estas palavras à sua memória porque quanto mais versículos da Escritura tivermos na nossa mente, melhor para iluminar as nossas ideias e a nossa vida; em segundo lugar, trata-se de uma frase que vale a pena guardar, no armarinho da mente, por causa da beleza das próprias palavras.

Sem Jesus, nada! Este “nada” refere-se às realidades sobrenaturais. Ainda que seja certo que podemos construir casas, alimentar-nos, passear com os nossos amigos, entre outras coisas, mesmo se não vivermos na graça santificante, é igualmente certo que tudo isso não valeria para a vida eterna sem a graça que nos torna agradáveis a Deus. Quando batizados, recebemos a graça santificante ou graça habitual; quando a perdemos pela comissão de algum pecado mortal, podemos recuperá-la no sacramento da confissão. Além do mais, cada sacramento aumenta em nós a graça que nos santifica, o auxílio de Deus que nos conduz cada vez mais à feliz eternidade, a ajuda divina sem a qual nada podemos quanto à vida sobrenatural. Efetivamente, um ramo, ou seja um cristão, que não recebe a seiva ou a graça da árvore, que é Jesus, vai secar e não vai produzir frutos. Temos que estar unidos a Jesus pela seiva, que é a divina graça, para que tenhamos sempre vida nele.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros