Homilia Terça-feira da III Semana da Páscoa |Ano A

Terça-feira da 3ª semana da Páscoa, 25/04/2023 – Mc 16,15-20

  • Juventude do Evangelista

Estas palavras ressoaram fortemente na alma de São Marcos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), pois, de fato, ele acompanhou São Pedro a Roma e, após a morte dele, pregou em Chipre e no Egito. Alexandria é a Igreja que mais celebra a festa do glorioso São Marcos, pois se gloria de ter sido fundada por ele. Marcos, não contente de falar tanto de Jesus, quis ainda deixar um resumo de sua vida, o Evangelho. Realmente, a vida de Jesus deve ter impactado muito a de Marcos, uma vez que ele devia guardar na sua mente aquelas cenas fortes que ele tinha presenciado, ainda na sua infância. Quais? As da crucificação e morte de Jesus. Ele se lembrava também do entusiasmo da jovem Igreja Católica que surgia naqueles dias da primeira Páscoa cristã, ele mesmo participara daquela alegria inicial.

O coração jovial de São Marcos jamais deve ter se esquecido dos sofrimentos e da glorificação do Salvador e, por isto, ele era incansável, mesmo com tão pouca idade, em ajudar os apóstolos Pedro e Paulo a anunciar o Evangelho. Era muito entusiasmado, porém, inicialmente, não era muito forte fisicamente, pois não aguentou as andanças de São Paulo em algum momento. O tempo passou e o jovem se fortificou. Quando Marcos escreveu seu Evangelho, escreveu com a força de um leão, com uma ideia de aproveitamento do tempo no qual tudo passa na rapidez de um leão atrás da pressa. Aprendamos deste Evangelista: aproveitemos o tempo e falemos de Jesus a todos os nossos amigos, pois eles estão aguardando a gente falar da salvação para eles. É verdade que às vezes os nossos amigos fazem-se de difíceis perante o Evangelho, mas é questão de graça, bom humor e audácia da nossa parte, para que se abram. Confia, cristão, e faça como São Marcos, chame as pessoas para Jesus Cristo, para a Santa Missa, para a confissão, para a vida verdadeira.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros