Homilia Sexta-feira XX Semana do Tempo Comum | Ano C

Sexta-feira, 19/08/2022 – Mt 22,34-40

Silêncio de Jesus

“Os fariseus, ouvindo que ele fechara a boca dos saduceus” (Mt 22,34): assim começa o texto evangélico da liturgia da Missa de hoje. Fariseus era uma facção dentro do judaísmo bem conservadora da tradição judaica; Saduceus eram os membros da facção mais liberal. Jesus calou a boca dos saduceus, mas também silenciou os fariseus, em ambos os casos sempre com sua sabedoria irresistível.

Em qualquer caso, seria tão bom se também nós fechássemos um pouco a nossa boca e abríssemos os nossos ouvidos para escutar a Palavra de Deus. Você não tem a impressão que muitos de nós temos as nossas ideias brilhantes, por vezes verdadeiras ideologias, e nos fechamos a escutar a voz da verdade? Alguém poderia perguntar: o que fazer quando eu me calar? E eu respondo a você: rezar e ler. Exatamente! Nós precisamos orar para escutar a voz de Deus, mas Deus nos fala, com certa frequência, através do conteúdo mental que há em nós. Por isso, precisamos ler bons livros. Quiçá não tenhamos muito tempo para dedicarmos ao silêncio diário, porém dou uma pequena dica: todos os dias, talvez quando todos em sua casa ainda se encontram no belo sono da manhã, você poderia acordar uns 15 minutinhos mais cedo e fazer uma leitura espiritual. Faça o Sinal da Cruz e reze ao Espírito Santo; depois, pegue um bom livro e leia por 10 minutos; finalmente, feche o livro, converse um pouquinho com Deus e, para terminar, reze 1 Pai-Nosso e 1 Ave-Maria. Só isso e… arrume-se para o trabalho do dia.

Qual livro ler? Pode ser o Novo Testamento ou Caminho (São Josemaria Escrivá), Imitação de Cristo (Tomás de Kempis), A conquista das virtudes (Francisco Faus), A alma de todo apostolado (Chautard), Liberdade interior (Jacques Philippe), Filotéia (São Francisco de Sales), Vida (Santa Teresa de Jesus), As excelência das Santa Missa (São Leonardo), Jesus Cristo o único Salvador (Françoá Costa) A fonte da liturgia (Jean Corbon), Jesus de Nazaré (Joseph Ratzinger), entre outros. Por hoje, a lista é esta!

Pe. Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros