Homilia Sexta-feira da VI Semana da Páscoa |Ano A

Sexta-feira da 6ª semana da Páscoa, 19/05/2023 – Jo 16,20-23

  • Tristezas

Houve tristeza por causa da morte do Senhor na Cruz, houve alegria por causa de sua gloriosa ressurreição. Os mártires choraram durante os mais variados sofrimentos, mas sorriram ao receberem o passaporte para a glória. Você também já deve ter experimentado o choro e o lamento, mas, por mais vezes já experimentou a alegria após as tribulações (Jo 16,20). De todas as maneiras, vivamos a alegria, sempre! Quanto à tristeza, só podemos aceitar aquela que é “segundo Deus”. Esta tristeza é boa: “A tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás” (2 Cor 7,10). Por outro lado, “A tristeza segundo o mundo produz a morte” (2 Cor 7,10), trata-se de uma aliada de Satanás.

Viva com alegria e com otimismo. Desfrute da tristeza boa, que o leva ao arrependimento. Afaste de você qualquer tristeza má, que é aliada do Inimigo de nossas almas. Você, frequentemente, pensa que as coisas são muito importantes, demasiado sérias e, na verdade, Deus pede de você leveza, tranquilidade, paz, serenidade. Uma alma bagunçada não vê as coisas com clareza, pois é como a água enturvada na qual nada se vê. Peça ao bom Deus que retire a tristeza do seu coração. Se não for a tristeza segundo Deus, nenhuma outra tristeza deve habitar na sua alma. Agradeça muito a Deus por tudo, favoreça a leveza interior, perdoe a todos, não se sinta ofendido por nada. Peça ao bom Deus o conhecimento de si, pois no dia em que você se conhecer, estará muito em paz quando disseram a você: “fulano de tal falou de você”. Então, somente naquele dia, você se voltará serenamente para o seu interlocutor e lhe dirá: ‘amigo, não se preocupe, pois  o fulano de tal falou apenas isto de mim porque ele não me conhece, pois, seguramente, se ele me conhecesse como eu me conheço, teria falado mais mal de mim. Muito obrigado’. Chegará o momento bendito em que quase nada o incomodará, não por ataraxia, mas por causa da virtude de Deus em você.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros