Homilia Segunda-feira XXXII Semana do Tempo Comum | Ano C

Segunda-feira, 07/11/2022 – Lc 17,1-6

  • Ou teístas ou ateus

“Aumenta em nós a fé!” (Lc 17,5) é uma jaculatória preciosa para que a repitamos constantemente durante a nossa jornada. O Catecismo da Igreja Católica diz que a fé é uma resposta a Deus (cf. Cat. 26). Trata-se de uma resposta afirmativa: dizemos “sim” ao seu plano de salvação e começamos a viver de fé (Rm 1,17). Toda a Igreja vive de fé e o Catecismo o expressa na sua estrutura: na primeira parte trata a fé professada: o Credo; na segunda, a fé celebrada: a liturgia; na terceira, a fé vivida: a moral católica; a quarta e última, a fé interiorizada na oração cristã, cujo resumo se encontra no Pai-nosso.

Peçamos para nós o aumento da fé, que somente Deus pode dar-nos. Imploramos para os outros o dom da fé, que somente Deus por dar-lhes. De fato, um cristão não pode deixar de sentir um grande pesar pelos ateus, pois não conhecem a Deus.

Em 1942 fundou-se em Inglaterra o Clube Socrático da Universidade de Oxford. Lewis, famoso literata, era o presidente do Clube. Em determinado momento um conferencista relativista terminava a sua intervenção afirmando: “O mundo não existe, Inglaterra não existe, Oxford não existe e estou seguro de que eu não existo!” Lewis, que era um mestre em respostas rápidas, disse-lhe: “E como vou dirigir-me a um homem que não está aqui?” O absurdo é ridículo! De fato, a Sagrada Escritura chega a afirmar que quem não acredita em Deus é insensato, isto é, falta-lhe o bom senso (cfr. Sl 13,1). Suplicamos, portanto, a Deus que lhes dê a fé e que eles se abram ao dom de Deus.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros