Homilia Segunda-feira da XXIX Semana do Tempo Comum | Ano A

Segunda-feira da 29ª semana do Tempo Comum – 23/10/2023 – Lc 12,13-21

  • O problema da herança

Aquele irmão que não queria repartir a herança tinha uma ambição desleal: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança” (Lc 12,13). Quem poderia ter dinheiro junto com seu irmão e proporcionar a felicidade do próximo, acaba sendo avaro de bens materiais e criando situações insustentáveis, Há muitos homens assim: miseráveis, egoístas e invejosos. Temos que ter cuidado: poderíamos ser uns desgraçados, inclusive ambicionando coisas boas.

Conhece a estória daqueles três “amigos” que eram assaltantes? Conta-se que na hora de dividir o produto do roubo resolveram “comemorar”. Sendo assim, um deles foi comprar uma garrafa de whisky para fazer a festa. Este, muito esperto, resolve ficar com tudo só para ele e coloca veneno na garrafa para que os outros morram. Enquanto isso, os outros dois “amigos” planejam o seguinte: ficar com tudo para eles. Quando chega o que foi comprar o whisky, os outros dois o matam e, para comemorar. Então tomam o whisky… Péssimo resultado! Morreram todos! É fato: quem não sabe partilhar não serve para ter.

“Deus enviou o seu próprio Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção” (Gl 4,4-5). Desta maneira, em Jesus Cristo, o homem pode corresponder perfeitamente à vontade do Pai. Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, viveu intensamente a vontade do seu Pai do céu. Nós também, atentos ao Senhor que não veio repartir heranças, colocaremos o nosso coração onde ele fica assegurado: em Deus.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros