Homilia Segunda-feira da III Semana da Páscoa |Ano A

Segunda-feira da 3ª semana da Páscoa, 24/04/2023 – Jo 6,22-29

  • Uma busca frenética

É preciso trabalhar não somente “pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna” (Jo 6,27). Você que é da nobre estirpe dos santos que lhe precederam, sabe disso perfeitamente. As coisas deste mundo têm seu valor, porém, o mais importante é viver com Deus. Espero que o bom Deus infunda isto bem fortemente na nossa alma: não trocar a graça de receber a comunhão por esses prazeres raquíticos da carne que passam e deixam a boca amarga. Jovens, não entreguem suas almas às drogas, às bebedeiras, ao gozo desordenado das paixões carnais, pois, o mais importante é comungar, receber Nosso Senhor Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. É preciso batalhar pelo que realmente vale a pena. Você sabia que ao buscar todos aqueles prazeres, no fundo, a sua alma está dizendo que ela deseja a grande satisfação da eternidade de Deus? Não adianta buscar outras coisas, pois você só vai descansar no gozo verdadeiro quando repousar em Deus, na sagrada comunhão e, quando chegar o momento na comunhão eterna.

Nem as boas obras, nem a entrega da alma a qualquer coisa, nem a vida, nem a morte, nem dar alimento aos pobres, nem dar de beber a quem tem sede, nem ir como voluntário para ajudar as pessoas que sofrem por guerras, nem ajudar as criancinhas da África, nem acolher leprosos abandonados, nem… nada disso é suficiente para a sua alma, pois, como diz o Apóstolo, “se não tiver caridade, nada disso vale” (1 Cor 13). Deus é amor (1 Jo 4,8), ele é a caridade. Portanto, o primeiro a ser buscado e amado é o próprio Deus, o alimento de vida eterna, que sacia a alma e nos coloca em boas disposições para fazer todas as boas obras, porém de maneira renovada. Por favor, busque ansiosamente a sagrada comunhão, não deixe de amar loucamente o Sacramento da Eucaristia, pois, é ele, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros