Homilia Sábado da XXV Semana do Tempo Comum | Ano A

Sábado da 25ª semana do Tempo Comum – 30/09/2023 – Lc 9,43-45

  • Lançar

Jesus falava do mistério da sua morte, mas “eles não compreendiam tal palavra” (Lc 9,45), por isso sempre foi preciso que existissem pessoas como São Jerônimo (347-420). O nome Jerônimo pode significa “bosque santo”, “lei sagrada”, “visão de beleza”, “selecionador de palavras” e, a bem da verdade, tudo isso foi o nosso São Jerônimo, um homem que estudou as Sagradas Escrituras durante, praticamente, toda a sua vida e se dedicava a explicar a Lei do seu Deus com beleza e santamente. Ele sabia as línguas da Bíblia, hebraico e grego, e traduziu o texto bíblico para a língua latina. São Jerônimo tinha um temperamento forte e um caráter enérgico, ele tinha que domar-se frequentemente. Era um homem de grandes penitências e de profunda oração, pois sabia muito da sua natureza grandemente inclinada ao pecado. Deus, provavelmente, permitiu-lhe essas debilidades para equilibrar as grandes qualidades que ele tinha, especialmente sua gigantesca inteligência, pois, se assim não fosse, talvez ele teria sido muito orgulhoso, o qual não combina com a santidade que o Senhor queria para ele.

Vamos nós também, dentro das nossas possibilidades, ler todos os dias a Bíblia, procurar entrar nas cenas sagradas e estar com Jesus como se fôssemos qualquer dos personagens lá descritos. Que tenhamos intimidade com o texto bíblico para fazê-lo mais inteligível para os nossos irmãos, pois assim se traduz o nosso trabalho evangelizador, o nosso afã apostólico. Dá pena ver essas multidões que não conhecem a Palavra, pois, como dizia o grande São Jerônimo: “ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Seja bem concreto neste aspecto da sua formação: todos os dias vou ler um capítulo do Novo Testamento, a começar… pelo começo.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros