Homilia Sábado da V Semana da Quaresma | Ano A

Sábado, 01/04/2023 – Jo 11,45-56

  • Sobre a conversão dos judeus

Muitos judeus também creram em Jesus Cristo (Jo 11,45). É bom voltar a afirmar esta verdade: alguns judeus creram em Jesus! Nada de antissemitismo! Nesse tempo da Paixão do Senhor, é muito comum escutar no Evangelho que os judeus foram os que crucificaram Jesus Cristo, e é verdade, mas, não somente aqueles judeus o fizeram, mas também o diabo e todos os pecadores de todos os tempos. Os nossos pecados deram morte ao Filho de Deus feito homem.

A conversão dos judeus é, de fato, um dos sinais da parusia, do retorno de Jesus a este mundo pela segunda vez. São Paulo acreditava que o endurecimento do coração dos judeus que não se converteram foi para dar oportunidade a que os pagãos entrassem na Igreja. Leiam como ele propõe a tese divina: “Não quero que ignoreis, irmãos, este mistério, para que não vos tenhais na conta de sábios: o endurecimento atingiu uma parte de Israel até que chegue a plenitude das nações, e assim todo Israel será salvo” (Rm 11,25). Na sexta-feira santa rezaremos pela conversão dos judeus e, em certo sentido, rezar nesta intenção é pedir que Jesus retorne. Não tenhamos raiva dos judeus, pelo contrário, vejamo-los como amados de Deus: “quanto à eleição, eles são amados” (Rm 11,28). Pessoalmente, sempre tive experiências maravilhosas com judeus, sempre me trataram muito bem e as conversas que tive com eles foram agradabilíssimas. Rezo pela conversão dos judeus à fé católica e, consequentemente, para que Jesus volte logo.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros