Homilia Quinta-feira XXXIV Semana do Tempo Comum | Ano C

Quinta-feira, 24/11/2022 – Lc 21,20-28

  • Jesus voltará!

Escutamos muitas vezes esta afirmação: Jesus voltará! E é verdade: “vereis o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória” (Lc 21,27). E nós o desejamos ardentemente: “Maranatha: vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20). A Parusia, isto é, o retorno glorioso de Jesus Cristo, faz parte da Fé Católica. Semelhante aos quatro mistérios da escatologia individual ou postrimerías ou novíssimos do homem – morte, juízo particular, céu ou inferno -, a escatologia consumada, isto é, as últimas coisas que vão acontecer ao mundo e aos seres humanos, também contém quatro grandes mistérios: parusia, ressurreição dos mortos, juízo final, novos céus e nova terra. Dito com outras palavras: Jesus voltará e ressuscitará os mortos, julgará a todos e nos fará participar com ele do seu reino, inclusive com nossa realidade material.

Ele voltará e nós queremos estar preparados com “santidade irrepreensível, aos olhos de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os santos”(1 Ts 3,13). Jesus voltará com sua coorte, os santos, e nos encontrará bem preparados para irmos com ele se o nosso dia-a-dia estiver sempre vivido na intimidade com ele, pois “O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança” (Sl 24,14). Certamente, seria muito importante que cada um de nós tivesse um tempo diário de oração, que muito nos ajudará a entrar na intimidade de Deus e conhecer os seus projetos (sua aliança) para conosco e para com os seres humanos, nossos irmãos. Se você é daqueles que descuida frequentemente a sua vida de oração, certamente acabará por não perceber o que acontece nesta terra porque não tem a luz que vem do céu.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros