Homilia Quinta-feira – IV Semana do Advento | Ano A

Quinta-feira, 22/12/2022 – Lc 1,46-56

  • Com Maria, glorifiquemos a Deus

Há, de fato, muitos cristãos cuja fé têm vacilado nos últimos anos, por isso há que reafirmar vigorosamente: há um só Deus e somente a ele devemos adorar! Fora todo esse panteão moderno e seus ritos satânicos! E, para que fique mais claro, Maria proclama: “Minha alma glorifica o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 46-47). Da parte de Jesus, se for preciso, ele suscitará os prodígios de outrora para reafirmar a nossa fé. Contudo, em princípio, são suficientes aqueles que estão no Evangelho para a comunidade dos crentes, daqueles que creem em Deus e são filhos de sua Igreja Católica. Lembremo-nos que a comunhão na Fé é muito importante, temos que ser pessoas de comunhão, mas essa unidade de todos deve ser em torno da Fé. Aqueles que professam a verdadeira Fé, recebem os mesmos Sacramentos e estão sob a mesma autoridade apostólica, esses estão unidos. As outras coisas que marcam certa diferença têm carta de cidadania entre nós.

O problema atual é que nem todos estão em torno da Escritura e do Catecismo da Igreja Católica. Esse é o mal! Por isso, muitos cristãos poderiam cair na idolatria dos pagãos e, futuramente, serão quais “lapsi” a pedir a misericórdia de Deus e a bondade da Igreja: assim esperamos! Permaneçamos atentos à voz da Escritura Sagrada e das explicações dos nossos antigos e santos Padres, assim como à interpretação que a Igreja tem dado durante séculos ensinando as mesmas coisas em todos os lugares (idem et ubique”). Aqui está a Norma segura da nossa fé. Evitemos as novidades heréticas, pois nelas não estão a salvação do ser humano, por mais que estejam revestidas de linguagem bondosa, misericordiosa e melíflua. Não nos deixemos enganar.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros