Homilia Quinta-feira III Semana do Tempo Comum | Ano A

Quinta-feira, 26/01/2023 – Lc 10,1-9 

  • Setenta e dois

Na Sagrada Escritura, os números significam muito. Por exemplo, o número 12 foi o número dos patriarcas, filhos de Jacó (Israel); por isso foi também o número do Povo de Israel; representa ainda o número da Igreja dos 12 Apóstolos, que continua transmitindo Jesus Cristo, segundo o testemunho apostólico. Este número é um número interno, número dos que pertencem. Ao contrário, o número 70 ou 72 é o número externo ou dos que não pertencem, o número das nações. E, no entanto, Jesus enviou não somente o grupo dos 12 Apóstolos, mas também um grupo de 72 discípulos (Lc 10,1), pois ele quer que todos sejamos seus enviados, missionários do Reino.

É belo ver que esses missionários não vão pelo mundo apenas “fazendo o bem” de maneira geral, promovendo uma cultura de diálogo e de fraternidade, cuidando de árvores e do planeta, ajudando a construir poços e defendendo a terra dos indígenas. Se precisar, o missionário de Jesus Cristo faz tudo isso, mas o mais importante é ser operário de Jesus Cristo, ir como cordeiros em meio aos lobos, anunciar o Reino da salvação em Cristo e na sua Igreja, curar os enfermos, proclamar o juízo de Deus. Como fazem falta 72 discípulos que anunciem a verdade do Evangelho, com total liberdade!

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros