Homilia Quinta-feira da XXV Semana do Tempo Comum | Ano A

Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum – 28/09/2023 – Lc 9,7-9

  • Perplexos?!

Herodes ficou “perplexo” (Lc 9,7). Você já ficou perplexo muitas vezes? Acontece com certa frequência que não sabemos a resposta para esta ou aquela questão, nem como reagir ante esta ou aquela atitude de alguém, nem como responder a uma questão que irrompe a nossa singularidade. Enfim, perplexidade é algo relativamente bem conhecido por nós. No caso de Herodes, a perplexidade é não saber quem é Jesus: será João que ele mandara decapitar ou será Elias?

Nenhum nem outro, pois não existe reencarnação, pois “os homens morrem uma só vez e logo após vem o juízo” (Hb 9,27). Contudo, é uma pena que Herodes não saiba quem é Jesus, dá mais pena ainda esses cristãos esparramados pelo mundo, mas que não sabem direito que é  Jesus, não têm a formação básica. Ainda em um nível mais baixo, estão aqueles cristãos que relativizam tudo: como se Jesus fosse mais um profeta no cenário dos homens abençoados. Temos que insistir muito na formação dos católicos: Jesus Cristo é perfeito Deus e perfeito Homem. Se os católicos não tiverem a formação na fé não serão eficazes no presente século. Pois, frequentemente, eles ficam perplexos diante das coisas. Mas, em todo caso, perplexo fico eu ao ver tão pouca formação e muito palavreado na vida da Igreja atual. Vamos dar boa doutrina, espalhá-la por todos os lados, sem medo nem perplexidades.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros