Homilia Quinta-feira da XXI Semana do Tempo Comum | Ano A

Quinta-feira da 21ª semana do Tempo Comum – 31/08/2023 – Mt 24,42-51

  • Na hora da morte

Jesus pede que estejamos sempre preparados (Mt 24,44), pois, a qualquer momento, poderíamos ter uma surpresa: Jesus poderia voltar, a gente poderia morrer; alguém poderia ser assassinado. Se Jesus voltasse hoje mesmo, você estaria preparado neste exato momento? Viver em pecado mortal é viver uma vida em perigo, em risco. Sabemos que pela comissão de um único pecado mortal, podemos perder a salvação eterna e ir para o fogo do inferno, o qual foi feito, propriamente, para os diabos. O ser humano foi destinado apenas para ir para o céu; caso ele não queira ir para lá por causa dos seus pecados, nem há outro lugar para ele; neste sentido, nada resta a não ser enviado para um lugar que não é o seu, o inferno. Além de a pessoa humana não ser destinada para o inferno, sentir-se-á pior ainda por estar em um lugar que não é o seu.

Estejamos sempre preparados para o encontro com Jesus Cristo. Para nós, que procuramos segui-lo continuamente, falar dele a todas as pessoas, amá-lo na oração, certamente ele não será para nós um juiz rigoroso, será sempre o nosso Jesus. Isto é, um cristão que procura viver com coerência não precisa ter medo da morte, do juízo e da condenação eterna. Jesus não fica à espreita, esperando que cometamos algum pecado mortal, para nos matar e nos lançar no inferno. É certo que há possibilidade de que nos danemos eternamente, mas isto não será sem a nossa culpa. Estejamos preparados: rezemos, vivamos na graça de Deus, confessem-nos, comunguemos o Corpo do Senhor. Peçamos sempre a Santa Maria que não nos deixe morrer em pecado mortal: “em pecado mortal não hei de morrer por que a Virgem  Santíssima nos há de defender!” Digamos diariamente: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros