Homilia Quarta-feira XXXIV Semana do Tempo Comum | Ano C

Quarta-feira, 23/11/2022 – Lc 21,12-19

  • Perseguições e alegrias

Anunciadas várias perseguições que os cristãos de fato sofreram durante os séculos, o Senhor nos anima a perseverar: “É pela perseverança que mantereis vossas vidas” (Lc 21,19). Mas, você sabia que a perseverança é um dom de Deus e que devemos pedir-lhe com confiança. Os sacerdotes, antes da reforma litúrgica, deviam pedir todos os dias, antes de rezar a santa Missa, “perseverantiam in bonis operibus”, a perseverança nas boas obras.

Perseverar é manter a fidelidade a Deus, tendo como base a lealdade humana. Jesus Cristo nos convocou para o seu exército e nós, lealmente, devemos continuar aí, firmemente. Enquanto a guerra não acabar, não podemos sair do nosso posto. Ninguém pode desertar. Muitas vezes, reclama-se que a situação está muito ruim, inclusive dentro da própria Igreja. Certo. Mas não será isto apenas uma provação através da qual Deus olha a nossa fé, fidelidade e perseverança? Diante de tantos traidores da fé católica, inclusive dentro da Igreja, você não deve desesperar-se nem ficar desanimado, pelo contrário, deve perseverar e o oferecer a Deus o suave odor da sua perseverança: tudo passará, Deus será plenamente glorificado, a Igreja triunfará, o mundo perecerá, os condenados serão atormentados, os eleitos verão a Deus e serão eternamente felizes.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros