Homilia Quarta-feira XXIV Semana do Tempo Comum | Ano C

Quarta-feira, 14/09/2022 – Jo 3,13-17

Exaltação da Santa Cruz

Fica bem clara a comparação de Nosso Senhor: “como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem” (Jo 3,14). Assim como aqueles que olhavam para a serpente no deserto, ficavam curados (Nm 21,4-9), assim também: aqueles que olham para Jesus levantado na cruz, ficam curados. Certamente, olhar significa permitir que o mistério da cruz entre em nós e nos salve pelo batismo, pela confissão, pela Santa Missa. Na nossa oração pessoal, também podemos olhar para o nosso crucifixo e aprender dele. Neste sentido, aconselho a levar sempre com você uma pequena cruz com a imagem do crucificado: poderá colocá-la no bolso e, sempre que possível, retire-a e ponha-a ao alcance da sua vista. Talvez no local de trabalho, com uma pequena cruz na sua mesa, você consiga olhar frequentemente para ela e santificar melhor o seu trabalho. De vez em quanto, beije essa cruz e contemple toda a sua vida, especialmente as dificuldades da jornada, sob a perspectiva de Jesus crucificado.

De fato, a Cruz nos introduz em outra percepção de valores e nos faz passar através das vicissitudes presentes com o olhar fixo nas realidades que nos esperam. Deus falou por meio da Cruz, isto é, por meio do mistério do seu Filho morto e ressuscitado. Ele quer introduzir-nos na Vida pela Cruz. Certo é que, noutros tempos, a cruz era uma miséria, sem brilho e objeto de maldição, mas, Cristo, ao abraçá-la, consagrou-a e abençoou-a. E sempre abençoamos a todos com a Santa Cruz: em nome do + Pai e do + Filho e + do Espírito Santo. Amém.

Pe. Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros