Homilia Quarta-feira da XXI Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira da 21ª semana do Tempo Comum – 30/08/2023 – Mt 23,27-32

  • Honrar os antepassados

A maioria de nós ainda pertence àquela geração de avós que tinha vários filhos, que educava seus filhos na fé, que guardava os bons costumes, honrava a palavra dada e abominava o mau. Mesmo pecadores, eles mesmos lutavam contra as suas fraquezas e sempre procuravam ensinar o que é certo; portanto, apesar de pecadores, eles não eram hipócritas, falsos. Um dos problemas atuais é esse que Jesus denuncia no Evangelho de hoje: “Ai de vós (…) que edificais os túmulos dos profetas e enfeitais os sepulcros dos justos” (Mt 23,29), mas, ao mesmo tempo, não pensam como os justos e os profetas.

Honrar a memória dos nossos antepassados é continuar a admirar o que eles admiravam e a procurar viver como eles viviam. Neste sentido, todo católico é tradicional não somente na fé, mas também nos costumes, pois os nossos costumes têm perenidade: os nossos antepassados viveram em Cristo e nos santos costumes; nós também, viveremos na Fé dos antigos, procurando realizar em nossas vidas a moral de Cristo, não as nossas paixões desordenadas. Quer honrar a memória do seu bisavô, da sua bisavó? Seja uma pessoa que reza, que vive segundo os dez mandamentos, que busca a Deus de verdade. Os nossos antigos nos deram exemplos a serem seguidos, corramos atrás dos santos e dos profetas, pois há vários. Honremos a memória deles!

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros