Homilia Quarta-feira da XV Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira da 15ª semana do Tempo Comum, 19/07/2023 – Mt 11,25-27

  • Mente de filho de Deus

Jesus revela aos pequeninos o que esconde aos tidos por entendidos (Mt 11,25-27). É preciso fazer-se pequeno, isto é, filho no Filho de Deus, pois é nele que nós entenderemos o Coração do Pai. A relação paterno-filial entre o Pai e o Filho é tão íntima, tão profundamente secreta ao orgulho dos sábios deste mundo, que, para entender algo de Deus, nós temos que passar pela humanidade santíssima de Cristo, os mistérios de sua carne sofredora. Aqueles, porém, que rejeitarem os mistérios da humildade do Filho de Deus feito homem, tampouco poderão entender a intimidade de Deus.

Nosso Senhor Jesus Cristo louva por todos aqueles que ser fazem pequenos, filhos no Filho, amados de Deus; exulta por todos aqueles que entenderem algo grandiosidade de Deus a tal ponto de fazer-se pequeno; agradece o Pai por todos aqueles que passaram do conhecimento das coisas perecíveis às eternas. Você e eu precisamos viver intensamente este mistério de filiação divina e de humildade. Considere muitas vezes, frequentemente durante o dia, que você é filho pequeno de Deus; pense nisso muitas vezes; crie pequenas frases sobre esta realidade para ficar dizendo-as durante a jornada; peça a Deus a mente de filho de Deus, a psicologia dos filhos de Deus. Com o passar do tempo, você vai perceber que o seu panorama interior mudou e que você entende e ama mais as coisas do bom Deus.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros