Homilia Quarta-feira da XII Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum, 28/06/2023 – Mt 7,15-20

  • Homem de paz

(Santo Irineu)

Hoje a Igreja celebra a memória de Santo Irineu (130-202), um desses homens de Deus que fez parte da segunda geração pós-apostólica, pois ele conheceu São Policarpo de Esmirna (69-155), que foi discípulo de São João Evangelista (9-109), o qual foi apóstolo de Jesus Cristo. Santo Irineu é doutor da Igreja, bispo e mártir. O início do Evangelho de hoje combina muito com a vida deste santo doutor, pois Jesus nos diz claramente: “Guardai-vos dos falsos profetas” (Mt 7,15); Santo Irineu lutou contra as heréticas doutrinas de uns profetas falsos chamados “gnósticos”, que negavam a verdade material de Jesus Cristo.

Contra eles, Santo Irineu alegava o valor da Tradição: “Tendo, portanto, recebido esta pregação e esta fé, como dissemos acima, a Igreja mesmo espalhada por todo mundo, as guarda com cuidado como se morasse em uma só casa, e crê do mesmo modo como se possuísse uma só alma e um só coração; unanimemente as prega, ensina e entrega como se possuísse uma só boca. Assim, embora pelo mundo sejam diferentes as línguas, o conteúdo da tradição é um só idêntico” (Contra as Heresias, I, 10, 2). Guardemos a pregação da fé que recebemos dos nossos antigos Padres e não toleramos essas inovações heréticas que pululuam por todas as partes. Santo Irineu era um homem de paz, como bem diz o seu nome, mas a sua paz não significava deixar que os lobos entrassem no rebanho de Cristo para devorar as ovelhas, mas de expulsá-los, sem perder a paz e a serenidade.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros