Homilia Quarta-feira da X Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira da 10ª semana do Tempo Comum, 14/06/2023 – Mt 5,17-19

  • Lei e Profetas, hoje como dantes

Jesus não veio abolir a Lei e os Profetas (Mt 5,17), mas levar à plenitude toda esta realidade de graça, começada no Antigo Testamento e que ficou em aberto rumo ao Novo Testamento. Não podemos ter uma mentalidade anti-jurídica nem anti-profética. Temos que acolher a Lei e o Espírito, pois o poder e o carisma convivem na mesma Igreja de Jesus Cristo, que é a Católica.

Houve tentativas, especialmente no contexto latino-americano, de separa o poder e o carisma, como se a Igreja fosse poder ou carisma, quando na verdade a estrutura dela é, conjuntamente, o poder e o carisma, isto é, os sacramentos e os dons carismáticos. A estrutura fundamental da Igreja depende dos Sacramentos, os quais conferem um poder sagrado aos seus ministros ordenados, mas também depende do sopro do Espírito Santo, que lhe dá uma grande liberdade para agir neste mundo com a autoridade que vem de Deus. Todos os ideólogos da libertação revolucionária, aqueles que desejam infiltrar na Igreja ideias marxistas, devem ser desmascarados, pois, no seu afã pela revolução, acabam esvaziando a Igreja, já que a transformam em um cenário de antíteses, quando na verdade a Igreja só existe para a salvação das almas. Um sacerdote católico, por exemplo, só precisa fazer três coisas: pregar a Palavra de Deus com autoridade, confessar e rezar a Missa; as outras coisas são consequências. Um fiel simples e católico deve fazer três coisas importantes quanto à fé: ser uma pessoa de oração, falar de Deus, levar seus amigos aos sacramentos.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros