Homilia Quarta-feira da VIII Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum, 31/05/2023 – Lc 1,39-56

  • Santificação

(Festa da Visitação de Nossa Senhora)

Maria “entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 2,40). E esse primeiro cumprimento foi tão especial que “quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc 2,41). Maria é cheia da graça do Espírito Santo (Lc 1,28), quando ela está presente o Espírito vem (cf. Lc 2,41; At 2,14). É um desejo: que Maria entre em todos os lares para que todos os seus membros fiquem cheios do Espírito Santo. Se um fiel quiser crescer na intimidade com o Espírito Santo, seja muito devoto de Nossa Senhora. Estando nas montanhas ou nos desertos da vida espiritual, peçamos a visita de Nossa Senhora. E enquanto ela não chegar, perseveremos! Quando a Santíssima Virgem Maria chegar, perceberemos a plenificação que o Espírito nos concede. Maria é chamada, com razão, de ‘a esposa do Espírito Santo’.  Ouçamos a voz de Maria, pois, cheios do Espírito Santo, faremos estremecer o nosso ambiente e os nossos amigos.

Temos que saudar mais as pessoas, como Maria (Lc 2,40). Dizer um “bom dia” e, em geral, usar aquelas fórmulas básicas de uma boa educação, ajuda a realizar um ambiente agradável, sereno e pacífico. O Espírito Santo veio sobre Isabel e a criança estremeceu de alegria no ventre de Isabel assim que Maria saudou Isabel (Lc 2,41). Cumprimentemos, sejamos bem educados, pessoas que mantêm o bom tom, pois um ambiente humanizado é preparatório para o Espírito e para um de seus frutos, a alegria. Assim como a saudação de Maria foi canal para o Espírito Santo, assim as nossas saudações poderiam ser portadoras de bom espírito, de alegria, de carinho; enfim, do Espírito Santo.

Por outro lado, ouçamos as saudações dos outros: podem ser portadoras do Espírito para nós. Isabel ouviu a saudação de Maria! Há hoje em dia muito falar e pouco escutar. Como é bom encontrar alguém que nos escute. A experiência de cada um diz que quando se encontra alguém capaz de escutar-nos, damos mais importância ao que essa pessoa nos dirá. Não entendemos os outros, ou os entendemos mal, quando não os escutamos. Sobretudo, procuremos escutar a Deus, também através das outras pessoas, no cotidiano das nossas ocupações habituais: ele nos está cumprimentando ao chegarmos no trabalho, nos diz um bom dia bem-humorado quando chegam os domingos e feriados e vamos nos divertir um pouco, nos dá uma palavra de ânimo quando estamos diante dos livros e nos dispomos a começar a estudar.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros