Homilia Quarta-feira da VII Semana da Páscoa |Ano A

Quarta-feira da 7ª semana da Páscoa, 24/05/2023 – Jo 17,11-19

  • Santificação na Verdade

Hoje Jesus pede por nós de maneira muito especial: “Pai Santo, guarda-os em teu nome” (Jo 17,11), mais adiante pede a nossa santificação: “Santifica-os na verdade; tua palavra é verdade” (Jo 17,17). Vou dizer algo a vocês que os poderá surpreender: precisamos de mais verdade e de menos amor. O quê? Isso mesmo! Acontece o seguinte: qualquer coisa é amor hoje em dia, porém se trata, frequentemente, de um amor confuso, ofuscado, pouco clarividente, bastante cego. Este tipo de amor, tão pouco esclarecido, deixa a pessoa meio doida. Se pelo menos fosse o amor de Deus, aquele sobrenatural, que enlouquecia os santos, tudo bem. Pior que não é. O “amor” que está na vida de muitos cristãos não é o amor de Deus, mas o amor do mundo.

Entendo a oração de Jesus quando pede que sejamos santificados na verdade, não no amor; que ele chame a terceira Pessoa da Trindade Santíssima de Espírito da Verdade; que a vida eterna seja, em primeiro lugar, um ato de verdade. Somente assim o nosso amor será um amor claro, inteligente, segundo a verdade, que nos levará para o céu e, na eternidade, será a realidade mais importante, E, no entanto, mesmo no céu, a caridade ainda será precedida pela iluminação da inteligência, a qual é iluminada pelo próprio Deus. É importante ressaltar: no estado atual de peregrinos, é mais importante ter fé do que caridade; no estado celestial de bem-aventurados, não teremos fé, mas somente caridade, pois a fé será substituída pela visão da glória. Portanto, em um sentido a fé é mais importante que a caridade; noutro sentido, a caridade é mais importante do que a fé. Em qualquer caso, sempre é preciso um ato inicial de conhecimento da verdade, de santificação na verdade. Amemos a verdade.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros