Homilia do Padre Françoá Costa – XIX Domingo do Tempo Comum |Ano A

Domingo 19º do Tempo Comum – 13/08/2023

1 Rs 19,9.11-13; Sl 84/85; Rm 9,1-5; Mt 14,22-33

  • Entender é muito melhor

            É preciso entender as pessoas. Jesus força os discípulos a embarcar rumo à outra margem, enquanto isso ele despede as multidões (Mt 14,22). Assim como há momentos que Jesus quer ficar a sós como os discípulos, também há momentos que ele quer estar a sós com as multidões. A públicos diferentes, palestras diferentes, níveis distintos de conferências. Na educação das pessoas, é preciso ter isso em conta. De fato, não é a mesma coisa falar somente para um grupo de rapazes ou somente para um grupo de moças, somente para um grupo de homens casados ou somente para um grupos de mulheres casadas, nem é a mesma coisa falar para crianças ou para adultos. Na verdade, é bem difícil conseguir dizer coisas proveitosas a todas essas pessoas juntas. Penso que nos primeiros anos, a educação das crianças podem ser mista: meninos e meninas; lá pelos nove anos, no máximo uns onze anos, parece importante separá-los em grupos de rapazes e de moças. Eu entendo, portanto, Jesus quando ele quer ter momentos com grupos diferenciados.

            É preciso falar com Deus sobre as pessoas que você atende. O segundo momento deste texto evangélico é o fato de Jesus orar sobre um monte e até tarde (Mt 14,23). O pregador da verdade de Deus sempre sai bastante consumido destas palestras intensas, nas quais se doa a si mesmo. Todo servidor da Palavra deve restabelecer-se na oração, precisa também falar com Deus sobre as pessoas às quais serve. Falando a Deus sobre as pessoas, o próprio Deus comunica-lhe o que deve dizer às pessoas sobre ele.

            É preciso entender o que as pessoas podem fazer por Deus. Seguramente, quando se compreende as pessoas e quando se fala com Deus sobre elas, é possível andar sobre as águas com elas (Mt 14,24-33). Este foi o terceiro momento de Jesus, desta vez com Pedro. Certamente Jesus tinha atendido a direção espiritual de Pedro várias vezes, Pedro, por sua vez, era muito sincero com Jesus. Tanto pela atenção de Jesus para com Pedro, quanto pela sinceridade de Pedro nas conversas com Jesus, era possível saber se Pedro toparia arriscar-se andar sobre as águas. Efetivamente, só dá para andar sobre as águas com aquelas pessoas que têm fé. Nós podemos contar de verdade com aquelas pessoas que tem uma porção do Espírito do Senhor e uma porção do nosso próprio espírito de fé.

Um sacerdote, por exemplo, sabe com quem pode contar em determinado momento, ele conhece os seus filhos espirituais. Jesus tinha doze apóstolos, todos eram seus filhos espirituais; ele sabia que podia contar com Pedro e João para fazer este teste de andar sobre as águas. Com os outros poderia contar para outras coisas. É deveras importante conhecer as pessoas, andar com elas e saber o que são capazes de realizar por Deus em determinadas fases de suas próprias vidas. Jesus já pode contar com você para andar sobre as águas? Como vai a sua fé nele? Mesmo que você falhe algumas vezes e comece a afundar, não tema, pois o mais importante é que Jesus já pode contar com você. Assim espero.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros