A Psicologia de uma vocação, de Wenceslao Vial

priest standing in front of lighted candles

O Pe. Wenceslao Vial é professor de Psicologia e Vida Espiritual na Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma) e um dos conferencistas do próximo Curso de Atualização para Sacerdotes.

Em A Psicologia de uma vocação (Quadrante Editora, 2021), ele condensa parte da sua experiência acadêmica e pastoral com seminaristas e convida o leitor a uma reflexão sobre os desafios e horizontes da vocação para o sacerdócio. A Associação Presbíteros financiou parte da publicação da obra, ciente da sua importância para a formação de seminaristas e sacerdotes.

As reflexões do livro partem de uma pergunta concreta: “O que se espera encontrar em um sacerdote?”. O sacerdote está chamado a ajudar os outros, a ir ao encontro deles e caminhar com eles em diferentes momentos da vida de cada um. Recebe de Deus o poder de perdoar pecados, de curar feridas e consolar, ainda que ele mesmo se saiba pecador. Por isso, sua vocação precisa fundamentar-se no verdadeiro conhecimento próprio, aquele que se encontra em Cristo.

Ao longo da obra, o Autor expõe de maneira bastante prática temas que são de suma importância para sacerdotes e seminaristas: maturidade, identidade e missão, integridade e necessidades básicas e cuidado da saúde. Questões como o celibato, os momentos de solidão, os afetos e a liberdade também são abordadas, de maneira a ajudar o leitor a construir uma personalidade equilibrada que o ajude a abraçar e a perseverar com alegria na sua vocação.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros