Homilia Quarta-feira da Oitava da Páscoa |Ano A

Quarta-feira, 12/04/2023 – Lc 24,13-35

  • Super alegria

Os corações dos discípulos ardiam ao ouvir as explicações de Jesus sobre as Escrituras Sagradas (Lc 24,32). Trata-se de uma alegria que aumenta sempre mais enquanto estivermos nesta Terra. Quando chegarmos ao céu a nossa alegria será completa, aqui na Terra ela pode ir aumentando cada dia mais. Contudo, Santo Tomás de Aquino afirma algo que me deixa boquiaberto na S. Th. II-II, 28, 3c : só Deus pode ter a alegria completa, pois ele alegra-se consigo mesmo, o Sumo Bem. Nós apenas podemos entrar na alegria de Deus (Mt 25,21), isto é, apenas somos “introduzidos” no gáudio eterno e este “entrar” já é toda a nossa alegria e toda ela ela super completa. 

Impressionante! Estaremos totalmente satisfeitos e felizes ao “entrarmos na alegria de Deus”: o nosso desejo estará saciado e mais do que saciado, já que nos foi dado mais do que poderíamos desejar. Isto é, o dom, que é Deus, supera a nossa capacidade de desejar. No entanto, já estaremos super satisfeitos, já que nos foi dado algo que supera o que queríamos. Ou seja, parece que pedíamos prata e Deus nos deu diamantes! Por isso, é preciso falar hoje aos discípulos que estavam viajando para Emaús: a alegria que vocês sentiram ao escutar as santas explicações de Jesus são preciosas e o coração de vocês ardiam, porém, neste momento no céu vocês percebem que a alegria é mais gáudio e exultação do que simples alegria. Meus queridos irmãos do céu, não deixem de continuar rogando a Deus por nós para que vivamos na alegria do Ressuscitado durante estes dias e que possamos ser introduzidos um dia na alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros