Roteiro Homilético – XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano C

RITOS INICIAIS

 

Salmo 129, 3-4

ANTÍFONA DE ENTRADA: Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá salvar-se? Mas em Vós está o perdão, Senhor Deus de Israel.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Somos chamados a segui-l’O, a imitá-l’O, desde o Baptismo, e não o faríamos se não procurássemos também imitar as Suas virtudes humanas.

Na Liturgia da Palavra do 28º Domingo do Tempo comum, Ele chama a nossa atenção para uma virtude importante da convivência humana: reconhecer o dom de Deus, e acolhê-lo com amor e gratidão.

Deus espera de nós uma resposta, por cada dom que nos concede. Fátima é um exemplo disto mesmo. Gente de todo o mundo inveja a nossa sorte de estarmos tão perto da Cova da Iria.

 

ACTO PENITENCIAL

 

Peçamos hoje especialmente perdão por causa da nossa insensibilidade e indelicadeza para com os que nos servem e ajudam na vida. Lembremos também a nossa falta de gratidão para com Deus.

 

(Tempo de silêncio. Apresentamos, como alternativa, elementos para o esquema C)

 

•   Porque somos, às vezes, indelicados no nosso comportamento,

de tal modo que nunca nos recordamos de agradecer um favor,

Senhor, tende piedade de nós!

 

    Senhor, tende piedade de nós!

 

•   Para o nosso indelicado comportamento diário com Deus,

que nos leva a nunca agradecer os benefícios que recebemos,

Cristo, tende piedade de nós!

 

    Cristo, tende piedade de nós!

 

•   Para a soberba que nos impede de dizer um muito obrigado

a quem nos serve com uma pronta dedicação e constância,

Senhor, tende piedade de nós!

 

    Senhor, tende piedade de nós!

 

Deus todo poderoso tenha compaixão de nós,

perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

 

ORAÇÃO COLECTA: Nós Vos pedimos, Senhor, que a vossa graça preceda e acompanhe sempre as nossas acções e nos torne cada vez mais atentos à prática das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

Primeira Leitura

 

Monição: O Segundo Livro dos Reis apresenta-nos a história de um rico general (Naamã) curado miraculosamente por intercessão do profeta Eliseu.

O Senhor oferece ao homem a vida e a salvação, sem limites de pessoas, na raça, na cor ou na nação. Nunca tem acepção de pessoas.

 

Reis 5, 14-17

 

Naqueles dias, 14o general sírio Naamã desceu ao Jordão e aí mergulhou sete vezes, como lhe mandara Eliseu, o homem de Deus. A sua carne tornou-se tenra como a de uma criança e ficou purificado da lepra. 15Naamã foi ter novamente com o homem de Deus, acompanhado de toda a sua comitiva. Ao chegar diante dele, exclamou: «Agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel. Peço-te que aceites um presente deste teu servo». 16Eliseu respondeu-lhe: «Pela vida do Senhor que eu sirvo, nada aceitarei». E apesar das insistências, ele recusou. 17Disse então Naamã: «Se não aceitas, permite ao menos que se dê a este teu servo uma porção de terra para um altar, tanto quanto possa carregar uma parelha de mulas, porque o teu servo nunca mais há-de oferecer holocausto ou sacrifício a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel».

 

O episódio cheio de beleza e vivacidade é tirado do chamado ciclo de Eiseu (2 Re 2, 13 – 13, 30), tem um paralelo semelhante nos Evangelhos, não tanto nas curas dos leprosos dos Evangelhos, como se lê no Evangelho de hoje, mas antes na cura do cego de Jo 9, que se banha na piscina de Siloé.

17 Uma porção de terra, isto é, de terra santa, terra que pertence ao verdadeiro e único Deus, Yahwéh, o único capaz de fazer milagres. Esta terra levada como relíquia vai continuar no futuro costume da piedade cristã de os peregrinos da Terra Santa trazerem consigo um punhado de terra.

 

Salmo Responsorial

Sl 97 (98), 1-4 (R. cf. 2b)

 

Monição: O salmo 98 convida-nos a manifestar a nossa gratidão para com Deus pelos sacrifícios recebidos. Façamo-lo com toda a convicção e alegria.

 

Refrão:        O SENHOR MANIFESTOU A SALVAÇÃO A TODOS OS POVOS.

 

Ou:               DIANTE DOS POVOS

                     MANIFESTOU DEUS A SALVAÇÃO.

 

Cantai ao Senhor um cântico novo

pelas maravilhas que Ele operou.

A sua mão e o seu santo braço

Lhe deram a vitória.

 

O Senhor deu a conhecer a salvação,

revelou aos olhos das nações a sua justiça.

Recordou-Se da sua bondade e fidelidade

em favor da casa de Israel.

 

Os confins da terra puderam ver

a salvação do nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,

exultai de alegria e cantai.

 

Segunda Leitura

 

Monição: A segunda leitura define a existência cristã como identificação com Cristo. Quem acolhe o dom de Deus torna-se discípulo: identifica-se com Cristo, vive no amor e na entrega aos irmãos e chega à vida nova da ressurreição. A isto nos devem levar os dons recebidos.

 

Timóteo 2, 8-13

 

Caríssimo: 8Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, 9pelo qual eu sofro, até ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está encadeada. 10Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11É digna de fé esta palavra: Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; 12se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos; 13se O negarmos, também Ele nos negará; se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.

 

Este belo trecho da leitura é uma boa lição de optimismo, baseado na fé, para as horas de provação e de perseguição, bem como um magnífico hino de apelo à fidelidade a toda a prova (vv. 11-13).

8 «Segundo o meu Evangelho». Não parece que se trata do Evangelho de Lucas, discípulo de Paulo, mas do Evangelho que Paulo prega, a boa nova da salvação em Cristo, exposto com os acentos próprios do Apóstolo das Gentes. No Novo Testamento o termo Evangelho não se refere ao Evangelho escrito.

9 «Cadeias como um malfeitor». Segundo a opinião corrente, S. Paulo está no 2.º cativeiro romano, pelo ano 67, no fim da sua vida, em plena perseguição de Nero contra os cristãos, considerado pelo historiador pagão, Suetónio (Vida dos 12 imperadores, Nero, 16), como pertencentes a uma «superstição nova e maléfica».

 

Aclamação ao Evangelho

Ap. 2, l0c

 

Monição: Devemos manifestar ao Senhor um coração agradecido, especialmente pelo dom da Sua Palavra.

Façamo-lo, cantando aleluia.

 

ALELUIA

Permanece fiel até à morte, diz o Senhor,  e dar-te-ei a coroa da vida.

 

 

Evangelho

 

Lucas 17, 11-19

 

Naquele tempo, 11indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. 12Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. 13Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». 14Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. 15Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,16e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. 17Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez que ficaram curados? Onde estão os outros nove? 18Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?» 19E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».

 

Os Sinópticos referem a cura de leprosos, mas só Lucas relata o episódio da cura dos dez leprosos, que condiz bem com a sua visão universalista da salvação, ao registar que o curado agradecido era um samaritano.

12 «Conservando-se a distância». A própria Lei prescrevia, a fim de evitar o contágio, o isolamento do doente (cf. Lv 13, 45-46) e também um certificado de cura passado pelos sacerdotes (cf. Lv 14, 2 ss), a fim de poder vir a ser reintegrado no convívio social.

17 «Onde estão os outros nove?» O relato deixa ver que Jesus não os curou logo e manda-os ir pedir o certificado da cura ainda antes de curados. Assim é posto em evidência o seu exemplo de fé, mas a verdade é que só um – e o mais desprezível, pois era samaritano – é quem deu exemplo de gratidão. Lucas, ao pôr em relevo a gratidão dum estrangeiro, também deixa ver a finíssima sensibilidade do Coração de Cristo, que fica contente com o agradecimento deste, e dorido com a ingratidão dos outros nove, que não estiveram para ter a maçada de voltar atrás para agradecer a cura.

 

Sugestões para a homilia

 

– A virtude humana da gratidão

A gratidão dos filhos de Deus

Como agradecer ao Senhor

– Deus ama a virtude da gratidão

A nossa gratidão

Expressões de gratidão

A família, escola de gratidão

Eucaristia, escola de agradecimento

Introdução

O general Naamã é miraculosamente curado da lepra por intercessão do profeta Eliseu e quer oferecer-lhe vários presentes, em agradecimento da grande graça alcançada: vestidos, dinheiro e outras ofertas.

A lepra não tinha cura e levava a uma segregação social completa: aquele que fosse acometido desta doença devia abandonar a casa e a família e vaguear pelos montes, sem se poder aproximar das outras pessoas.

Eliseu, porém, recusa-se a aceitar qualquer presente como agradecimento pela cura do general: O que tinha acontecido fora obra de Deus e não dele.

Então, Naamã pede para levar terra de Israel para sobre ela levantar um altar e prestar culto ao único Deus verdadeiro: o Deus de Israel. Foi o modo mais perfeito que encontrou de ser agradecido.

1. A virtude humana da gratidão

O general da Síria – Naamã – aparece no AT como um exemplo a imitar na virtude da gratidão.

 

A gratidão dos filhos de Deus. Agradecer é, antes de mais, um acto de verdade: reconhecer o benefício recebido. Foi a primeira atitude deste general do AT: aceitar que tinha recebido uma graça, um favor.

Sentir a necessidade de manifestar os nossos sentimentos de amizade e benevolência para quem nos fez bem é outra exigência. Não é o que se dá que tem valor – se é dado como uma esmola a um pobre oportuno – mas os sentimentos de alegria, de amizade, de carinho humano que acompanham esse gesto.

 

Como agradecer ao Senhor. Mais do que velas, romarias, voltas de joelhos e outras ofertas, Deus quer que nos aproximemos d’Ele. Uma ida a Fátima ou a qualquer outro Santuário, deve levar-nos a aumentar a nossa amizade e intimidade com Ele.

Não se trata de pagar promessas, como quem arruma de vez um negócio, mas mudar de vida. Isto é o mais difícil para nós: a conversão pessoal, a mudança de vida, o propósito de lutar contra um determinado defeito.

Este homem do AT abandona o paganismo com todos os erros, defeitos e pecados, e volta-se decisivamente para o Deus verdadeiro. Nós temos necessidade de realizar este gesto. Se o Senhor nos concedeu uma graça, espera agora uma amizade maior da nossa parte.

2. Deus ama a virtude da gratidão

Jesus cura dez leprosos: nove eram judeus – os homens da fidelidade à Lei – e um era samaritano – os samaritanos eram considerados infiéis à Lei.

Estava preceituado na Lei de Moisés – para evitar enganos ilusórios – que se uma pessoa achasse que tinha sido curada da lepra, devida ser examinada pelos sacerdotes do templo de Jerusalém os quais lhe passavam um comprovativo da cura, podendo então regressar à sua família e ao convívio social.

Os nove judeus limitaram-se a cumprir o que estava prescrito pela Lei, e não se lembraram de agradecer a Quem lhes concedera uma graça tão grande. Limitaram-se – diríamos em linguagem de hoje – a pagar a promessa.

O samaritano voltou para trás, prostrou-se diante de Jesus para Lhe agradecer, e recebeu o dom da fé em, Jesus Cristo: «Vai. A tua fé te salvou

 

A nossa gratidão. Recebemos ajudas de muitas pessoas todos os dias. O pagar – mesmo quando nos cobram dinheiro – não é tudo.

Além disso há muita gente que cuida de nós: em casa, nas repartições públicas, na Igreja, etc.

Em geral, somos muitos exigentes, reclamamos, convencidos de que nunca nos tratam como merecemos, mas raramente nos lembramos de agradecer.

Por vezes, em casa, no serviço humilde e silencioso que nos prestam, nunca nos lembramos de dizer um muito obrigado, que está bem. Que ficamos contentes e ficamos agradecidos.

Quando nos pronunciamos, é para protestar, porque nos aprece que merecemos sempre muito mais: Acontece na vida de família, nos serviços que as pessoas da Igreja nos prestam ou quando recebemos uma pequena atenção.

Certa mãe incansável, trabalhava de manhã à noite, apresentava pontualmente as refeições preparadas com todo o carinho e tratava cuidadosamente das roupas. No entanto, só recebia queixas, protestos pelo seu trabalho silencioso, e não ouvira ainda uma palavra de agradecimento.

Um dia, resolver dar uma lição a toda a família. Quando todos chegaram à sala de jantar para o almoço, encontraram nos pratos… um pequeno molho de palha!

Levantou-se um protesto geral em todos: «Que brincadeira é esta?»

Então a mãe, com voz firme, explicou: «Até que enfim! É a primeira vez que dizeis alguma coisa sobre o meu trabalho! Tenho servido a todos e só recebo queixas!»

Diz a história que passaram todos ser mais delicados e até a colaborar nas tarefas domésticas.

A gratidão manifesta humildade e delicadeza de consciência e ajuda-nos a reparar no bem que nos fazem.

 

Expressões de gratidão. Podemos manifestar a nossa gratidão com um simples muito obrigado, com um sorriso de satisfação, mostrando que gostamos da ajuda prestada. (Quantas vezes a esposa prepara com todo o carinho uma refeição para uma festa do marido, de um filho, e não chega a saber se gostaram ou não do que preparou).

Os textos da Liturgia da Palavra ajudam-nos a compreender em que se resume estar agradecido: ficarmos mais amigos que pessoa que nos concedeu o benefício.

Quando recebemos uma graça de Deus – por intermédio de Nossa Senhora, de um Anjo ou de um santo, agradeçamo-la, mas fiquemos ainda mais amigos, mais corajosos para crescer em santidade.

 

A família, escola de gratidão. É a mãe a grande educadora dos sentimentos dos filhos. Ela está ali ao lado para, quando algum oferece um mimo ao filho pequenino, lhe perguntar: «Como é que se diz?»

É bom que vá chamando a atenção para o que os filhos vão recebendo em casa, para que se tornem pessoas agradecidas, delicadas.

Quando nos dirigimos à igreja, a uma repartição pública, mostremos que gostámos da atenção ou serviço recebido.

Já nos lembramos de agradecer ao Senhor uma refeição que nos soube bem, mais um dia de vida com saúde ou com doença, o ter-nos livrado de um perigo?

Na verdade, devíamos viver em acção de graças constante, como as crianças que agradecem na sua linguagem: «Que bom que és!»

 

Eucaristia, escola de agradecimento. A Igreja é a família dos filhos de Deus na terra e, como tal, uma escola também de gratidão.

A Eucaristia significa precisamente a acção de graças de Cristo ao Pai, na qual a todos nos associa.

O Senhor reúne-nos na Santa Missa, para, unidos a Ele, agradecermos ao Pai todos os benefícios recebidos.

Havemos de agradecer especialmente a Sua vinda a nós, pela Sagrada Comunhão, recolhendo-nos uns momentos para Lhe dizermos isto mesmo.

 

Fala o Santo Padre

 

«É a fé que salva o homem, restabelecendo-o na sua relação profunda com Deus»

 

O Evangelho deste domingo apresenta Jesus que cura dez leprosos, dos quais só um, samaritano e portanto estrangeiro, volta para lhe agradecer (cf. Lc 17, 11-19). A ele o Senhor diz: «Levanta-te e vai. Salvou-te a tua fé» (Lc 17, 19). Esta página evangélica convida-nos a uma dupla reflexão.

Antes de tudo faz pensar em duas grandes curas: uma mais superficial, refere-se ao corpo; a outro, mais profunda, toca o íntimo da pessoa, o que a Bíblia chama «coração», e dali irradia-se a toda a existência. A cura completa e radical é a «salvação». A mesma linguagem comum, distinguindo entre «saúde» e «salvação», ajuda-nos a compreender que a salvação é muito mais que a saúde: de facto, é uma vida nova, plena, definitiva. Além disso, aqui Jesus, como noutras ocasiões, pronuncia a expressão: «Salvou-te a tua fé». É a fé que salva o homem, restabelecendo-o na sua relação profunda com Deus, consigo mesmo e com os outros; e a fé expressa-se no reconhecimento.

Quem, como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um direito, mas como um dom que, também quando chega através dos homens ou da natureza, provém ultimamente de Deus. Portanto a fé exige que o homem se abra à graça do Senhor; reconheça que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro se esconde numa pequena palavra: «obrigado!».

Jesus cura dez doentes de lepra, enfermidade que na época era considerada uma «impureza contagiosa» que exigia uma purificação ritual (cf. Lv 14, 1-37). Na realidade, a lepra que deturpa realmente o homem e a sociedade é o pecado; são o orgulho e o egoísmo que geram no espírito humano indiferença, ódio e violência. Esta lepra do espírito, que desfigura o rosto da humanidade, só Deus, que é Amor, a pode curar. Abrindo o coração a Deus, a pessoa que se converte é curada interiormente do mal.

«Convertei-vos e acreditai no Evangelho» (cf. Mc 1, 15). Jesus iniciou a sua vida pública com este convite, que continua a ressoar na Igreja, a ponto que também a Virgem Santíssima nas suas aparições especialmente dos últimos tempos, renovou sempre este apelo. Hoje, pensamos em particular em Fátima onde, há precisamente 90 anos, de 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917, a Virgem apareceu aos três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco.

[…] Pedimos a Nossa Senhora o dom de uma verdadeira conversão para todos os cristãos, para que seja anunciado e testemunhado com coerência e fidelidade a perene mensagem evangélica, que indica à humanidade o caminho da paz autêntica.

Bento XVI, Angelus, 14 de Outubro de 2007

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

 

Introdução

 

Acolhemos em nossos corações a Palavra de Deus, que nos ilumina os caminhos da vida.

Entramos agora, guiados pelo Espírito Santo, na grande acção Eucarística, na grande acção de graças, por de Jesus Cristo, ao Pai.

Unamo-nos ainda mais com Ele, participando intensamente neste acontecimento único da nossa fé.

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS: Aceitai, Senhor, as orações e as ofertas dos vossos fiéis e fazei que esta celebração sagrada nos encaminhe para a glória do Céu. Por Nosso Senhor…

 

SANTO

 

SAUDAÇÃO DA PAZ

 

O melhor agradecimento ao Senhor pelos benefícios que nos tem concedido é aumentarmos a nossa intimidade com Ele, procurando fazer a vontade do Pai.

Esta leva-nos a uma reconciliação plena com os nossos irmãos.

 

Saudai-vos na paz de Cristo!

 

Monição da Comunhão

 

Na Sagrada Comunhão, o Senhor dá-Se plenamente a cada um de nós. Entreguemo-nos também a Ele, comungando com as disposições que Ele nos indicou e que a Igreja nos ensina.

Aproveitemos estes momentos de intimidade com Ele, para Lhe agradecermos todos os benefícios.

 

Salmo 33, 11

ANTÍFONA DA COMUNHÃO: Os ricos empobrecem e passam fome; mas nada falta aos que procuram o Senhor.

Ou:    cf. 1 Jo 3,2

Quando o Senhor se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos na sua glória.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO: Deus de infinita bondade, que nos alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, tornai-nos também participantes da sua natureza divina. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

RITOS FINAIS

 

Monição final

 

A virtude da gratidão vai ensinar-nos a rever muitos aspectos da nossa vida, melhorando o nosso comportamento humano e sobrenatural.

Depois de o termos explicado na vida, ajudemos os outros a seguir o mesmo caminho.

 

HOMILIAS FERIAIS

 

28ª SEMANA

 

2ª Feira, 14-X: Deus e os acontecimentos correntes.

Gal 4, 22-24. 26-27. 31- 5, 1 / Lc 11, 29-32

Esta geração é uma geração perversa: pretende um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas.

Jesus não fez nenhum milagre nem apresentou nenhum sinal nesta ocasião (Ev.). Para quem não tem boas disposições até os maiores prodígios podem ser mal interpretados, como aconteceu com o anúncio da Eucaristia em Cafarnaúm.

Jesus realizou para cada um de nós um grande prodígio: tornou-nos filhos de Deus: «Se Cristo nos libertou, foi para sermos realmente livres. Permanecei, pois, firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da servidão» (Leit.). Para uma melhor interpretação de todos os acontecimentos, mesmo os mais simples, procuremos imitar Nossa Senhora «que meditava e conservava todas estas coisas no seu coração».

 

3ª Feira, 15-X: A Eucaristia e a limpeza da alma.

Gal 5, 1-6 / Lc 11, 37-41

Limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e malvadez.

Procuremos que o nosso interior esteja sempre bem limpo. E, de um modo especial, para recebermos o Senhor na Eucaristia. A Eucaristia, ao tornar presente o sacrifício da Cruz, exige um esforço de contínua conversão. Por isso, se temos consciência de um pecado grave, devemos confessar-nos antes da Comunhão.

Peçamos ao Espírito Santo que limpe as impurezas do nosso interior: «Quanto a nós, é pelo Espírito Santo, que nos vem pela fé, que alimentamos a esperança de ser justificados pela fé» (Leit.) e lembremo-nos que Nossa Senhora foi concebida Imaculada para poder receber Jesus nas suas entranhas.

 

4ª Feira, 16-X: Os frutos do Espírito Santo.

Gal 5, 18-25 / Lc 11, 42-46

O fruto do Espírito consiste em caridade alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e continência.

«Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós, como primícias da glória eterna. A tradição da Igreja enumera doze: caridade, alegria, paz, etc.» (Leit.). (CIC, 1832).

É graças ao Espírito Santo que podemos dar bons frutos, porque Ele nos enxerta na verdadeira vide (CIC, 736). A sua intervenção na vida de Nossa Senhora produziu como fruto a Encarnação de Cristo: bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Se dissermos a Deus que sim, como Ela, daremos igualmente abundantes frutos.

 

5ª Feira, 17-X: A exigência de santidade.

Ef 1, 1-10 / Lc 11, 47-54

Foi assim que, n’Ele, nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos, na caridade, santos e irrepreensíveis na sua presença.

Esta afirmação pode ser aplicada a Nossa Senhora (CIC, 492). Na Ave-Maria repetimos-lhe: Ave, cheia de graça, O Senhor é convosco «Maria é cheia de graça, porque o Senhor está com Ela…Maria, em quem o próprio Senhor vem habitar…é a morada de Deus com os homens. Cheia de graça, Ela dá-se toda Àquele que n’Ela vem habitar e que Ela vai dar ao mundo» (CIC, 2676).

A todos nós o Senhor nos faz a mesma exigência e devemos procurar cada dia corresponder melhor, empregando os meios que Ele nos deixou: «É para se pedirem contas aos homens desta geração» (Leit.).

 

6ª Feira, 18-X: Cuidados com o que se refere a Deus.

Ef 1, 11-14 / Lc 12, 1-7

Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? E nem um deles está esquecido diante de Deus.

«Deus ama e cuida de todas as suas criaturas e cuida de cada uma, até dos passarinhos. No entanto, Jesus diz: ‘Valeis mais do que muitos passarinhos’ (Ev.)» (CIC, 342). Jesus ensina-nos a ter um abandono filial à Providência divina, que cuida das mais pequenas necessidades dos seus filhos, que orienta todas as coisas que nos acontecem para nosso bem.

Se Deus assim cuida de nós, também devemos cuidar de tudo o que se refere a Deus, concretamente à sua Palavra, como fez Nª Senhora, que a levou à prática: «Vós também ouvistes a palavra da Verdade, a Boa Nova da vossa salvação» (Leit.).

 

Sábado, 19-X: O pecado e a misericórdia divina.

Ef 1, 15-23 / Lc 12, 8-12

E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem, perdoar-se-á mas a quem tiver dito blasfémia contra o Espírito Santo, não se perdoará.

«O pecado consiste na rebelião contra Deus ou, ao menos, no esquecimento ou indiferença para com Ele e para com o seu amor» (J. Paulo II). É um desejo insensato viver afastado, muito ou pouco, de Deus. A lembrança da misericórdia divina ajudará a viver a contrição, para nos aproximarmos outra vez: «Deus tudo submeteu aos pés de Cristo e pô-lo acima de todas as coisas como Cabeça da Igreja» (Leit.). Recorramos com muita confiança à Mãe de misericórdia, rezando a Salve Rainha.

A blasfémia contra o Espírito Santo consiste em fechar a alma à graça de Deus, excluindo a própria fonte do perdão.

 

 

 

 

 

 

Celebração e Homilia:         FERNANDO SILVA

Nota Exegética:                    GERALDO MORUJÃO

Homilias Feriais:                  NUNO ROMÃO

Sugestão Musical:                DUARTE NUNO ROCHA

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros