Sacerdote: O Senhor Jesus nos deu o Pai nosso como modelo de oração. Com o coração de filhos, elevemos ao Pai do Céu as nossas preces:
Todos: Pai nosso, escutai as nossas preces.
1. “Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino” (Lc 11, 2). Vós, que fizestes da Igreja o vosso Reino visível neste mundo, fazei que ela se expanda por toda terra para a santificação de vosso nome. Rezemos ao Senhor.
2. “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos” (Lc 11, 3). Vós, que nos alimentais com o Pão do Céu, o Corpo e Sangue de vosso Filho, fazei-nos mais solidários na partilha dos bens da terra com nossos irmãos mais necessitados. Rezemos ao Senhor.
3. “E perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores” (Lc 11, 4). Concedei-nos que, recebendo frequentemente o Sacramento da Reconciliação, possamos distribuir o perdão que nos dais a todos os que nos tenham ofendido. Rezemos ao Senhor.
4. “E não nos deixes cair em tentação” (Lc 11, 4). Vós que conheceis a fragilidade humana, levai-nos a fugir das ocasiões de pecado e usai de indulgência para com os nossos irmãos e irmãs falecidos. Rezemos ao Senhor.
Sacerdote: Deus eterno e todo-poderoso, a quem vosso Filho nos ensinou a chamar de Pai, concedei-nos um coração de filhos e progredir dia após dia na vossa perfeição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.