Homilia Terça-feira IV Semana da Páscoa | Ano C

Eles escutam a voz de Deus

 

Terça, IV Semana da Páscoa, C – At 11,19-26; Sl 86; Jo 10,22-30

 

Jesus continua a dizer-nos: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27). Ao pensar nessa relação entre pastor e rebanho, quiçá venha-nos à mente também certa sociedade agrícola, na qual não vivemos. Ao pensar em rebanho, pensamos também em lobos. Ou seja, a parábola do bom pastor sugere à nossa inteligência espiritual muito conteúdo. Desde o quarto domingo da Páscoa estamos a meditar sobre essas realidades e não nos cansamos de descobrir novas riquezas da Palavra de Deus.

 

Nos tempos atuais, para defender o rebanho e guardar a sua unidade, precisamos de muitos e bons pastores, de sacerdotes que personifiquem a presença do Bom Pastor, Jesus, no meio do seu povo. Rezemos pelas vocações sacerdotais: que o Senhor envie muitos operários para a sua messe: sacerdotes bons e fiéis. Talvez algum jovem que me lê sente-se chamado a entregar-se totalmente a Deus no sacerdócio, que não tenha medo. Avante! Que esses rapazes peçam a Deus que solidifique a fé deles, que eles sejam viris, bem formados, procurem cultivar sua inteligência e fortalecer sua vontade, vivam na graça de Deus. Quanto às boas leituras, devem ser muitas e variadas, e mais do que muitas variadas, sejam as leituras bem aproveitadas, realizadas com a intensidade de quem quer entender e meditar o texto e o mundo no qual vivem. Peço a Deus para a sua Igreja sacerdotes doutos e santos.

 

Quando se trata das coisas de Deus, procuramos um apoio sólido neste mundo, pois Deus é rocha, é solidez. Um dia estaremos na fortaleza de Deus, na vida eterna (Jo 10,28). Aqui, enquanto estamos na Igreja, na Terra, precisamos da firmeza da fé. Deus está formando a nossa vida através dos ensinamentos de sua Igreja e dos sacramentos por ela dispensados. Vamos aproveitar mais o pastoreio que Jesus nos dá através de sua Igreja, de seus padres católicos, e rezemos para que haja muitos bons, santos e sábios sacerdotes.

 

Padre Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros