Homilia Terça-feira da XVI Semana do Tempo Comum | Ano A

Terça-feira da 16ª semana do Tempo Comum, 25/07/2023

Festa de São Tiago Maior – Mt 20,20-28

  • Tiago e João, meninos da mamãe

Tiago e João são protegidos por sua mãe: “que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu reino” (Mt 20,21). Além do mais, ela é detalhista: que eles estejam no reino, um de cada lado; não se trata de colocar um deles simplesmente “à esquerda”, pois seria perigosa uma tal linguagem, já que segundo Mateus, capítulo 25, os condenados ficarão à esquerda. Esta boa mãe quer que, no Reino de Deus, cada um dos seus filhos sentem-se ao lado do Divino Mestre. Vejam como é bom ser protegido por uma mãe detalhista. De fato, esses dois discípulos do Salvador merecem um destaque: São Tiago, dito o Maior, foi o primeiro apóstolo a ser morto pelo nome de Jesus, no ano 42; São João foi o último apóstolo a morrer, para continuar a dar testemunho da Tradição do Senhor.

Não deixa de ser interessante que entre estes dois irmãos, o mundo é repartido, pois São Tiago chegará à Espanha, evangelizando, homem tipicamente ocidental; São João ficará na Ásia Menor e em torno às suas sete igrejas do Apocalipse, fazendo uma ponte entre o Oriente e o Ocidente. Serão esses dois irmãos a sentarem ao lado do Senhor depois de darem o testemunho necessário. Ou será que vocês acham que Jesus não atendeu tão piedoso pedido de tão terna mãe? Acaso não serão Tiago e João as duas testemunhas do Apocalipse, aqueles dois homens que aparecem no capítulo 11?

Tanto a vida de São Tiago como a de São João estarão sempre envolvidas no amor de mãe, pois, após a morte da mamãe defensora dos filhos perante Jesus, Santa Maria aparecerá em vida para confortar Tiago quando ele estava pregando aos espanhóis, porém sem frutos. Conta-se que após a aparição de Nossa Senhora sobre um pilar trazido pelos anjos, a pregação de São Tiago converteu muitos à Fé. De fato, Espanha encontra em São Tiago seu grande padroeiro. A vida de São João também sempre foi moldada pela presença de mãe, basta dizer que, após a morte de Jesus, foi ele quem cuidou de Santa Maria (Jo 19,25-27). Entendam: o negócio que vale a pena é ser cuidado por mãe, por Nossa Senhora.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros