Homilia Terça-Feira da I Quaresma | Ano A

Terça-feira, 28/02/2023 – Mt 6,7-15

  • Orações jaculatórias

Uma das coisas mais belas da Quaresma é esta insistência na oração, a tal ponto de ensinar-nos a chamar Deus de nosso Pai (Mt 6,9), e, por consequência, a saber-nos filhos de Deus. Proponho que a nossa oração nos leve a ter uma percepção finíssima da nossa filiação divina. Mas, para isso é preciso rezar.

Quero que você fique bem consciente de que você tem que aprender a rezar. A régua de Santa Teresa de Jesus para medir a santidade das pessoas era a vida de oração, isto é, progredir na oração é progredir em santidade, regredir na oração é andar para trás na vida de união com Deus. Reze, seja uma alma de oração. Desta feita, você vai ser contemplativo no meio do mundo, vai realizar todas as coisas com sentido sobrenatural, com o coração em Deus. Lembra-se daquelas palavras no início da oração eucarística “corações ao alto”? Recorda-se que você responde “o nosso coração está em Deus”? Está mesmo? O seu coração está em Deus? Isto é só é possível se você for alma de oração. Decida-se, portanto, a ter um pequeno plano diário de orações e a não falhar com este plano. Por favor, faça isto! Caso contrário, não irá progredir espiritualmente. Vamos fazer o seguinte: seja muito fiel na oração da manhã e na oração da noite; depois não se esqueça de dizer muitas pequenas orações durante o dia. Quanto a essas pequenas orações ditas ‘jaculatórias’, vamos colocar uma meta para hoje? Procure dizer 50 jaculatórias no dia de hoje, 25 pela manhã, 25 pela tarde. Qual jaculatória? Qualquer uma, por exemplo: “Jesus, eu te amo”.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros