Homilia Terça-Feira da 5º semana do tempo comum | Ano C

Contra um culto vazio

Terça-feira, 5ª Semana do Tempo Comum – C – 1 Re 8,22-30; Sl 83; Mc 7,1-13

Hoje a reunião é com fariseus e saduceus, portanto, um momento de Jesus com a elite do povo. Temos direito a pensar que o assunto a ser tratado vai ser de grande importância. Pois bem, na verdade os grandes do povo não tem um coração grandioso, pois aproveitam a reunião com Jesus para falar com ele sobre lavar ou não as mãos. A religião daqueles homens importantes estava nas exterioridades: não terão escrúpulo em comprar Jesus por 30 moedas de prata, de serem ocasião para o suicídio de Judas, de serem a causa da morte do inocente de Jesus Cristo, mas estão preocupadíssimos com o fato de que algumas pessoas não lavam as mãos antes de comer. Realmente, são homens que deixam passar cada absurdo, mas não suportam que os pequenos aspectos exteriores da Lei sejam tocados. Falta-lhes um coração dócil, aberto à graça de Deus, ao amor de Deus e ao próximo.

Um coração dócil é sinônimo de pessoa dócil, aberta à verdade, ao bem, à beleza. Encontra-se aberto, portanto, a Deus. Essa abertura verdadeira ao Senhor nos pedirá uma mudança, uma conversão constante. No caso do cristão, é necessário que o seu coração esteja crucificado com Cristo para com ele ressuscitar. Para viver na verdade de Deus é importante que adaptemos nossa vida à sua verdade, posto que o contrário não acontece: Deus não pode mudar a sua verdade, que é ele mesmo, por causa da nossa mentira. Deus não se engana nem nos engana!

O Evangelho não é nem moderno demais, nem velho demais; é simplesmente perene! “Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mc 7,6). Que terrível ter um coração longe do Senhor por falta de docilidade e ao mesmo viver cumprindo aspectos exteriores da religião. É como ficar perdendo o tempo, pois tais atos não servem para nada, como diz Nosso Senhor: “Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos” (Mc 7,7). Vejam como o nosso seguimento de Cristo está muito ligado às doutrinas e preceitos, porém essas realidades devem entrar no nosso ser na nossa vida. Devemos receber e ensinar as doutrinas e os preceitos de Deus, converter-nos de coração e ser dócil ao bom Deus diante daquilo que ele nos vai mostrando pouco a pouco. Ele nos ajude.

Padre Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros