Homilia Sexta-feira XXVIII Semana do Tempo Comum | Ano C

Sexta-feira, 14/10/2022 – Lc 12,1-7

  • Jesus quer não somente qualidade, mas também quantidade

Que belo: “Havendo a multidão afluído aos milhares, a ponto de se esmagarem uns aos outros” (Lc 12,1)! Realmente, aquela boa gente queria muito escutar Jesus Cristo: uma multidão aos milhares! Quem dera que nos nossos tempos, as pessoas afluíssem desta maneira para escutar Jesus Cristo na sua Igreja. Por outro lado, Jesus não fala no “modo jujuba”. Vejam: “Não tenhais medo dos que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer” (Lc 12,4).

Cada vez que os membros da Igreja pregam, de verdade, Jesus Cristo, as pessoas formam multidões. Quando, pelo contrário, falam de suas ideias e ideologias, graças a Deus as pessoas se afastam, as igrejas esvaziam e as vocações decrescem. Sinceramente, prefiro que na Igreja haja menos vocações do que um montão de revolucionários a trair os princípios da Igreja. Mais ainda, todos aqueles grupos que se re-inventam estão fadados ao fracasso mais absoluto. E isso é bom.

Vamos continuar a promover o encontro das pessoas com Jesus Cristo, porém com o Jesus verdadeiro, aquele do Evangelho, não essa caricatura moderna chamada “Jesus” e que não leva ao céu porque está adocicado aos prazeres do mundo moderno. Curiosamente, até os anos 60 do século XX, rezávamos uma Missa de costas e em latim, praticamente não tínhamos pastorais nas nossas paróquias e 94% do Brasil era católico; agora, rezamos a Missa de frente para o povo e em português, temos infinitas pastorais, tudo é bem participativo e… estamos a menos de 50% de católicos no País. Evidentemente não é somente a nossa maneira de rezar ou de pregar que evidenciou esse processo de secularização, também há outras causas. A meu ver, não devemos promover nenhum saudosismo, nem mesmo um tradicionalismo de baú, mas, certamente, avaliar faz parte de qualquer “empresa” e nós que somos o “trabalho de Deus” neste mundo temos que nos avaliar constantemente para que venham, efetivamente, as multidões ao encontro de Jesus.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros