Homilia Segunda-Feira VII Semana da Páscoa | Ano C

Mimadinhos?

Segunda-feira, 7ª semana da Páscoa, C – At 19,1-8; Sl 67; Jo 16,29-33

Que frase portadora de esperança para nós: “No mundo terei tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,33). Depois que os discípulos afirmam que, finalmente, creem no Senhor, ele lhes diz que tenham coragem, que estejam seguros neles, que se saibam vencedores. Quanta confiança brota no coração do discípulo o perceber-se tão protegido por Deus.

Por outro lado, o Senhor é muito claro para conosco: tereis tribulações! Ele não nos engana. Jesus Cristo não afirma que, ao segui-lo, seremos curados de todas as nossas doenças e que se acabarão todas as nossas contrariedades. Pelo contrário, ele é bem claro: tereis tribulações! É certo: as dificuldades, quando unidas aos sofrimentos do Redentor, servem para reparar os pecados, impetrar graças do céu e preparar-se para a eternidade, assim como diminuir o tempo de purgatório que nos tocará futuramente.

Os nossos amigos santos amavam ser considerados dignos de padecer alguma coisa pelo nome de Jesus; nós, ao contrário, odiamos sofrer qualquer coisa. Efetivamente, ainda não nos foi dada essas dimensão nova que nos faz ver todas as coisas em Cristo e pela ótica do Espírito da verdade. Deus cuida de nós e, portanto, não há nada que seja verdadeiramente mau na nossa vida, apesar de que há muitas coisas que nos incomodam muito. Não há nada mau porque se o nosso Pai do céu permitiu uma tal tribulação, então essa dificuldade deve ser ótima desde algum ponto de vista já que foi permitida pelo nosso Pai do céu.

Quantas vezes já saímos verdadeiramente fortalecidos diante de tribulações e perseguições?! Você bem sabe que isso pode ser afirmado não somente desde o ponto de vista espiritual, mas também desde o ponto de vista meramente humano. Nenhum de nós é aquela rosinha do pequeno planeta do Pequeno Príncipe: toda fofinha, toda exigente, toda cercada de cuidados que, na verdade, sufocavam a vida do nosso “Petit Prince”. Não sei se ele saiu do seu planeta por causa do baobás que nele cresciam ou por causa da pequenez do seu planeta ou por causa daquela rosinha chata. Se você quiser se transformar numa rosinha mimada protegida por uma redoma, vai terminar sozinho em um planeta minúsculo. Aprenda! As tribulações nos tornam pessoas fortes. De fato, Jesus afirma: “tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros