Homilia Segunda-Feira da 8º semana do tempo comum | Ano C

Ajoelhe-se

Segunda-feira, 8ª Semana do Tempo Comum – C – 1 Pd 1,3-9; Sl 110; Mc 10,17-27

O Evangelho sobre o jovem rico (Mc 10,17-27) é muito famoso e muito comentado, por isso vou fixar-me em um aspecto que São Marcos anota no dia de hoje: o homem rico “correu e ajoelhou-se diante dele” (Mc 10,17), de Nosso Senhor Jesus Cristo. O fato de ter corrido rumo a Cristo mostra a veemência com que esse jovem deseja a vida eterna e o ajoelhar-se mostra como ele sabia que Jesus podia ensinar-lhe o caminho para a Vida, pois  Jesus Cristo é Deus verdadeiro e Homem verdadeiro.

As pessoas que reconhecem em Jesus o autor da vida (At 3,15), ajoelham-se diante dele. Em primeiro lugar, ajoelham com a sua vida, com sua inteligência, com sua vontade, com seu coração, isto é, reconhecem Jesus Cristo como Senhor e Salvador porque ele é Deus e porque é Homem. Como Deus, pode salvar-nos; como homem, salva aquilo que ele mesmo assumiu, a nossa humanidade real, concreta. Em segundo lugar, o ser humano tem que ajoelhar-se fisicamente diante de Jesus Cristo.

Você não tem saudades de uma Igreja de joelhos? Eu tenho. Hoje em dia, em muitas igrejas, o pessoal não se ajoelha nem no momento sublime da consagração do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo. Salvas as exceções daquelas pessoas que não podem ajoelhar por causa de algum problema de saúde ou de velhice, não podemos nos acostumar com essa mentalidade que não dobra o joelho diante de Deus. Você acredita que é Jesus quem verdadeiramente está presente na Eucaristia? Então ajoelhe-se e adore. Ainda que é certo que nem sempre o pôr-se de joelhos significa adoração, contudo a adoração também se expressa mediante esse gesto tão forte.

Além do mais, ajoelhe-se direitinho, com elegância humana e sobrenatural. Quando for fazer uma genuflexão, ao cumprimentar Jesus no Sacrário ou passar diante do Sacrário, lembre-se que o gesto da genuflexão significa dobrar o joelho direito até o chão. Aproveite para viver a etiqueta de dedicar-se somente a esse gesto, sem fazer ao mesmo tempo o sinal da Cruz. Isto é, primeiro faça a genuflexão e diga, no fundo do coração, uma palavra carinhosa ao Senhor e, depois, faça o sinal da Cruz. Viva cada gesto, sem precipitações e com consciência do que está fazendo. Adore! Sem dúvida alguma, a renovação na Igreja passa pela adoração, pela Eucaristia, pelo santo sacrifício da Missa, pela oração de quem se prostra diante de Deus. Ajoelhe e adore, meu irmão.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros