Homilia Segunda-Feira da 4ª Semana do Advento | Ano C

O Anjo mais feliz na cidade mais alegra

Segunda-feira da IV semana do Advento – C – Is 7,10-14; Sl 23; Lc 1,26-38

Seis meses depois da gravidez de Isabel, o arcanjo Gabriel foi fazer a melhor visita que ele já tinha feito a um ser humano até aquele momento. Ele estava muito alegre e com a rapidez típica de um anjo dar a melhor notícia que a Terra poderia ouvir. A quem? À Virgem Santa Maria, a pessoa mais excelente do mundo (cf. Lc 1,26). Uma notícia tão maravilhosa só poderia vir da parte de Deus, que, dentre todos os seres angélicos, escolheu Gabriel, que ficaria conhecido como o anjo da anunciação.

São Gabriel anuncia a vinda de Jesus Cristo a esta Terra através de Maria. Esse arcanjo teve o privilégio de ser o primeiro evangelizador. Não é difícil imaginar os demais anjos do céu – miríades e miríades – unidos à Gabriel nesse momento tão central da história, eles também são aliados da encarnação e estão juntos na missão evangelizadora do anjo da anunciação. Os evangelizadores de todos os tempos contam com a ajuda dos santos anjos em seus trabalhos em prol do anúncio de Jesus Cristo. Deveríamos invocar mais os santos anjos, São Gabriel e o nosso Anjo da Guarda nos nossos labores apostólicos.

Nazaré foi a Cidade! Havia muitos lugares importantes, mas Deus quis escolher três pequenas cidades para sua vida mortal: Nazaré, Belém e Jerusalém. É possível que Nazaré derive de “netser” que significa ramo ou broto. Destarte, Nazaré apareceria para nós como a cidade que relaciona o Antigo com o Novo Testamento através de seu ramo mais ilustre, Jesus Cristo. Ele, sendo Nova Aliança de Deus com a humanidade, assegura em si mesmo a ponte que deve existir entre a Antiga Aliança e Ele.

O Papa Paulo VI tem um texto maravilhoso sobre Nazaré, uma alocução que pronunciou lá no dia 05 de janeiro de 1964. São Paulo VI começa por chamar Nazaré de ‘escola do Evangelho’ porque lá se aprende muito sobre Nosso Senhor. Assim sendo, Nazaré aparece no texto do Papa como uma lição de silêncio, de vida familiar e de trabalho. Não resulta difícil relacionar essas três lições com a Santíssima Trindade: do silêncio do Pai, o seu Filho eterno nasce temporalmente completando a vida familiar de José e Maria, e o Espírito do Pai e do Filho os auxilia em todos os seus trabalhos.

Anjo Feliz, São Gabriel! Cidade abençoada, Nazaré! Sejamos também nós evangelizadores como São Gabriel para fazer felizes as cidades nas quais habitamos, quais novas Nazarés dos nossos tempos.

Padre Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros