Homilia Segunda-Feira da 1º semana do tempo comum | Ano C

Primeira Conversão

Segunda-feira, 1ª Semana do Tempo Comum – C – 1 Sm 1,1-8; Sl 115; Mc 1,14-20

O Evangelho nos diz claramente: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15). A primeira conversão é aquela mudança radical que transforma o juízo que uma pessoa possa ter sobre o mundo, os outros, a vida, a morte; é o momento decisivo da existência. Ao contrário daquilo que fizeram Adão e Eva no Paraíso –afastarem-se de Deus com a pretensão de ser suficientes aos próprios olhos –, a conversão é voltar à casa do Pai. A conversão primeira é uma verdadeira graça, é reconhecer o próprio pecado, detestá-lo e desejar ser libertado dele. Depois desse primeiro momento, fica ainda todo um processo de conversão que continuará durante toda a vida, trata-se de uma luta para viver no amor de Deus, uma atitude permanente, já que nós não cessaremos de converter-nos enquanto vivermos; todo o nosso itinerário é conversão.

Essa conversão primeira é também o reconhecimento dos nossos pecados, reconhecimento este que nos livra da auto-justificação que nos fecha à graça. Efetivamente, a confiança num certo estado de graça enquanto que implica conformismo, nos encerra num dinamismo de egoísmo fechando-nos à graça e levando-nos ao farisaísmo.

No Novo Testamento, o vocábulo “epistrepho” aparece uma única vez para indicar o retorno de um discípulo que pecou, Pedro (Cfr. Lc 22,32). Os cristãos que pecavam eram exortados à conversão, ao arrependimento e às obras iniciais queridas por Cristo (Cfr. 2 Cor 12,21; Hb 6,1.6; Ap 2,5). “Epistrefo” e “Metanoein” referem-se apenas à decisão de voltar a Deus mediante a qual o judeu ou o pagão recebe, em Cristo, a benção escatológica e a remissão dos pecados (Cfr. Mt 18,3; At 3,19). Para os hagiógrafos do Novo Testamento, a conversão representa uma experiência para ser vivida, a resposta afirmativa do convertido ao Evangelho e a disponibilidade do homem para unir-se a Cristo através do Batismo. Conversão é também abandonar o velho fermento para celebrar a Páscoa.

Certamente depois dessa primeira conversão, há outras fases no projeto de Deus para a sua vida, mas é preciso começar. Se aproveitarmos as graças que deus nos concede para a conversão, quiçá experimentaremos novas frases de conversão e das surpresas de Deus na nossa vida.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros