Homilia Sábado VII Semana da Páscoa | Ano C

Pensando nos filhos prediletos de Maria

Sábado, 7ª semana da Páscoa, C – At 28,16-31; Sl 10; Jo 21,20-25

A resposta de Jesus ao discípulo amado é bastante forte: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (Jo 21,22). Importa seguir o Senhor e deixar a vida dos outros para lá, em todas as dimensões, tanto nas individuais quanto nas coletivas.

Um exemplo disso é a maneira como devemos comportar-nos nos tempos atuais quanto à crise que as instituições estão a viver, das quais a Igreja Católica não se exclui. Mais ainda, um olhar superficial nem consegue ver a profunda crise pela a Igreja está passando. Contudo, um olhar, igualmente superficial, não consegue perceber as grandes esperanças do nosso momento histórico. Isso mesmo, é um dom de Deus e um chamado para cada um de nós viver nesses momentos verdadeiramente abençoados pela Cruz.

Hoje penso de maneira muito especial no sacerdócio e posso partilhar que há três datas nas quais faço questão de pensar todos os anos, ao mesmo tempo que rezo na linha desse mistério: 28 de março, dia da ordenação de um padre diocesano que eu gosto muito, São Josemaria Escrivá; 04 de agosto, dia de São João Maria Vianney, outro padre diocesano; e hoje, Quinta-feira Santa do Sacerdócio de Jesus Cristo e da ordenação sacerdotal dos seus Apóstolos. Essas três datas parecem-me altamente significativas para rezar pelos sacerdotes na Santa Igreja, especialmente por mim, e sem excluir que rezemos pelos padres, inclusive diariamente. 

Creio que ninguém mais se assusta se eu disse que há  padres muito enfermos, como Judas, que sendo um dos 12, já tinha o propósito de trair o Senhor. Por outro lado, há também padres muito bons, como Pedro, cheio de reta intenção, mas que, ao chegar a hora certa, falham. Finalmente, alguns são  padres ótimos, como João, que falam com Cristo e recostam no lado do seu coração. Esses são os sacerdotes adoradores, que vivem para a Palavra e para a Oração, isto é, para anunciar o Evangelho, para celebrar os Sacramentos e apascentar a porção da Igreja que lhe foi confiada.

Rezemos por todos os sacerdotes, por todos. Para mim, peço “que seja sacerdote, apenas sacerdote, nada mais que sacerdote, 100% sacerdote”. Que o bom Deus livre a cada padre de ser Judas; abençoe os padres bons, como Pedro, para que sejam ótimos; cuide dos santos, como João, para que santifiquem cada vez mais. Tudo isso, nós pedimos pela intercessão de Maria, que interceda por todos os seus filhos prediletos, os padres.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros