Homilia Quarta-Feira XII Semana do Tempo Comum | Ano C

Profetas e falsos profetas

Quarta-feira, 12ª semana do Tempo Comum, C – 2 Rs 22,8-13;23,1-3; Sl 118; Mt 7,15-20

Jesus diz que temos que estar atentos para não sermos enganados pelos “falsos profetas” (Mt 7,15). O que é um profeta? Trata-se de uma pessoa que foi introduzida no Mistério de Cristo através do Batismo, que “viu” – com os olhos da fé – o Pai e o Filho e o Espírito Santo, e entendeu o plano de Deus para a humanidade e para cada ser humano. Depois dessa proximidade com Deus, o cristão-profeta se dedica a anunciá-lo convencido de que seguir o desígnio de Deus é o que realmente realiza o ser humano em quanto tal. Essa visão sobrenatural do profeta pode produzir, e de fato produz, verdadeiros choques na cultura atual cuja visão materialista, hedonista e naturalista se vê denunciada. No entanto, a denúncia é uma conseqüência do anúncio. Eu acho que não deveríamos descrever como tarefa principal do profeta a denúncia, mas o anúncio. Nós somos anunciadores e edificadores. O cristão não é um desmancha-prazer, um destruidor de coisas boas, um amargado com vontade de amargar a vida dos outros. Se um filho de Deus chega a destruir algo é simplesmente como consequência do anúncio de edificação. Como os fundamentos nem sempre estão prontos para receber o evangelho, eles caem, mas imediatamente se construirá e se fará um edifício muito mais forte e belo que o anteriormente edificado.

Habitualmente, o profeta de Deus não é muito aceito por falar as verdades do céu. O cristão, onde quer que esteja deve procurar conquistar todos para Cristo com o seu humanismo, o anúncio do Evangelho e o poder da graça. E se o profeta e sua mensagem não forem aceitos? Pelo menos fez a sua parte. Além do mais, com paz, com serenidade e com um sorriso nos lábios, deixará o caminho aberto caso queiram voltar a buscar a verdade de Deus junto a ele, profeta de Cristo.

E os falsos profetas? Costumam vir disfarçados. É lógico. Se viessem descaradamente, todos descobririam e fugiriam deles. Os falsos pregadores costumam falar de maneira envolvente, pois sabem que os seres humanos vão atrás de ideias e de pessoas pela razão de bem que encontram, não pela mentira. Nos tempos atuais, é preciso estar atento contra aqueles que dizem para você não julgar e, tendo em conta essa frase, acabam fazendo você aceitar um monte de coisas que são contra a dignidade humana, a Lei Natural e os mandamentos da Lei de Deus. Cuidado com aqueles que falam muito de “amor”, mas não unem essa palavra à “verdade”. Atenção para não serem enganados com essas ideias de que temos que “andar juntos”, mas não dizem para onde estão nos levando. Enfim, estamos em tempos confusos nos quais o nevoeiro é intenso; portanto, quem tiver um olho já é rei e profeta.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros