Homilia Quarta-Feira XI Semana do Tempo Comum | Ano C

De novo: oração, jejum e esmola

Quarta-feira, 11ª semana do Tempo Comum, C – 2Rs 2,1.6-14; Sl 30; Mt 6,1-6.16-18

Certa vez João XXIII recebeu no Vaticano uma delegação de paraquedistas franceses, aos quais teceu um grande elogio por causa da sua profissão. Perfilados e briosos, estavam os soldados em continência diante do Papa, de cujo elogio se sentiam orgulhosos. Mas, aos poucos a conversação do Pontífice transformou-se em exortação: “aprendeis com grande entusiasmo como se faz para cair do céu; não quero, porém, que vos esqueçais como se faz para subir aos céus”.

Queremos subir aos céus Nós sabemos como subir ao céu A pergunta não é ingênua nem desnecessária, pois muitos querem subir aos céus, mas não sabem o caminho, que é Cristo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). O caminho que o Senhor percorreu e que, de uma maneira concreta, nos indicou foi o da santa cruz. Efetivamente, a cruz deve estar sempre em nossas vidas através da abstinência de carne (a partir dos 14 anos de idade) e do jejum (a partir dos 18 anos até os 60 começados). Na raiz da alegria que o cristão sente encontra-se a santa cruz. “Onde a mão sente a picada dos espinhos, os olhos descobrem um ramo de rosas esplêndidas, cheias de aroma” (S. Josemaría Escrivá).

“Rasgai vossos corações” – nos diz o profeta Joel (2,13) –, mas rasgai-o através da mortificação, da penitência, de uma entrega generosa ao Senhor e através do trato íntimo com Deus na oração. Rasguem os seus corações no Sacramento da Reconciliação. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6,2). Portanto, quais as nossas ações preferidas? Oração, jejum e esmola , porém cada vez com maior fervor.

O caminho não é largo, é estreito. Seria bom que entrássemos em regime para passar aquela porta estreita da qual fala o Evangelho. Falo do regime espiritual que consiste em abandonar o mal que se encontra nas nossas vidas e em apegar-nos ao bem. Para isso, é importante que você tenha um plano concreto de oração e de penitência: qual é o dia do seu jejum? Quais as suas orações habituais? Você gosta de dar esmolas?

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros