Homilia Quarta-feira IV Semana do Tempo Comum | Ano A

Quarta-feira, 01/02/2023 – Mc 6,1-6

  • Entenda para sempre esta questão: Jesus não tem irmãos de sangue

Entenda de uma vez por todas uma coisa: os irmãos de Jesus (Mc 6,3) não são filhos da sempre virgem Maria! Os nomes dos irmãos ficaram registrados (Tiago, José, Judas e Simão); os nomes das irmãs, não. E, contudo, os evangelistas dizem que Jesus é filho único de Nossa Senhora, até a maneira de narrar de São Marcos é altamente significativa: Jesus, “carpinteiro, o filho de Maria” (Mc 6,3). Em Jo 19,26 também fica bem claro que Maria não tinha outros filhos, já que Jesus entregou Nossa Senhora nas mãos de São João, o qual, evidentemente, não era filho de Maria. Por que não entregá-la na mão de seu irmão, se ele o tivesse?

A língua grega conhece a palavra ἀδελφός (adelphos), que significa “irmão”. As línguas hebraica e a aramaica conhecem a palavra “irmão”, mas não conhecem a palavra “primo”. Já que Tiago, José, Judas e Simão não são irmãos de Jesus no sentido biológico, devem ser, muito provavelmente, primos ou parentes. Contudo, como as pessoas envolvidas nestes relatos são judias, é mais fácil deixar a mentalidade deles impressa no relato grego e chamá-los irmãos do que ficar explicitando o grau de parentesco. De fato, Gn 11,27 diz que Terã gerou Abrão, Naor e Harã; Harã gerou Ló, portanto, Abrão era tio de Ló. Em Gn 13,8 se lê que Abrão chama Ló de seu irmão (“ach” em hebraico). Na língua do Antigo Testamento, portanto, a palavra irmão é utilizada em sentido mais amplo: os semelhantes, os parentes, os primos etc.

Para melhor provar a nossa tese, lê-se em Mt 27,56 que Maria era mãe de Tiago e José, a qual aparece como esposa de Cléofas em Jo 19,25. Esta Maria poderia ser, portanto, ou irmã de Maria Santíssima ou de São José, o qual, ao ser o pai adotivo de Jesus, bem poderia ser parente desta Maria de Cléofas. Por outro lado, Maria e Jesus eram nomes muito comuns na Terra Santa do século primeiro, como são comuns até os nossos dias. Tiago, José e Judas são filhos de Maria e Cléofas. Judas também? Exatamente. Leia: “Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago” (Jd 1). E o caso de Simão? Ainda que o Novo Testamento não nos diga quem são os pais daquele rapaz, Hegesipo (110-180), um santo homem de Jerusalém, informa-nos que Simão era filho de Cléofas e de Maria, a esposa dele. Em conclusão, em todo o Novo Testamento, a Sagrada Família aparece composta apenas por estas pessoas: Jesus, Maria e José. Com todos estes argumentos é fácil concluir: Jesus foi filho único de Maria, assim como é filho único do Pai do céu.

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros