Homilia Quarta-Feira III Semana da Páscoa | Ano C

Necessidade do alimento espiritual

Quarta-feira, III Semana da Páscoa, C – At 8,1-8; Sl 65; Jo 6,35-40

A Eucaristia é necessária para nós: “Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35). Talvez uma história ilustre bem essas palavras do Senhor.

Abitene era uma cidade da província romana chamada África proconsularis (atual Tunísia). No ano 303 d.C., o imperador Diocleciano, depois de um tempo de paz, começou uma violenta perseguição contra os cristãos ordenando que se queimassem as Sagradas Escrituras, proibindo a celebração dos sagrados ritos e as santíssimas reuniões do senhor e derrubando as basílicas do Cristo (neste tempo, tratavam-se de casas nobres onde a Eucaristia era celebrada).

Na cidade de Abitene, um grupo de 49 cristãos, indo em contra das ordens do imperador, se reunia semanalmente para celebrar na casa de um deles a eucaristia dominical. Era uma pequena e variada comunidade. Surpreendidos durante uma reunião, na casa de Otávio Félix, foram presos e conduzidos a Cartago diante do procônsul Anulino para serem interrogados. Quando o procônsul perguntou se eles tinham as Sagradas Escrituras em casa, os mártires confessaram com coragem que “a guardavam no coração”.

Entre os diversos testemunhos, encontra-se o de Emérito. Este afirma sem medo algum ter hospedado na sua casa os cristãos para a celebração. O procônsul o pergunta: “porque acolhestes em tua casa os cristãos, indo assim em contra das disposições imperiais” ao que Emérito respondeu: “Sine dominico non possumus”, isto é, “não podemos, isto é, nem ser nem viver como cristãos sem reunirmo-nos aos domingos para celebrar a Eucaristia”.

Dominicum é o neutro substantivado do adjetivo dominicus, “do Senhor (Domini)”, sozinho significa “uma coisa que é do Senhor”, que pertence ao “Dominus”. Esta palavra equivale à palavra grega “Kyrios”, indica o Senhor glorioso, o Ressuscitado. “Dominicum” bem poderia estar unido a um substantivo, mas depois evoluiria à expressão “dominica dies”, “o dia do Senhor”; posteriormente, ficaria apenas Domingo.

O término Dominicum tem diversos significados que poderíamos sintetizar com a expressão “celebrar a Páscoa dominical”. Páscoa contém a ideia de sacrifício, de sacramento (mistério) e de ceia (convívio); Dominical joga a Páscoa para o domingo; Celebrar significa em primeiro lugar um “concurso de pessoas que se reúnem para uma festa pública ou para um outro evento público”.

Nós, os cristãos nos reunimos pelo menos aos domingos, e a eles não faltamos, para celebrarmos a Eucaristia, pois nós precisamos estar alimentados e saciados. São Cipriano afirma: “Rezemos todos os dias para obter este pão e recebemos cada dia a Eucaristia como alimento de nossa salvação; não queremos que nos obriguem a abster-nos da comunhão” (De orat. Dom. 18; PL 4,532).

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros