Homilia Quarta-Feira da V Quaresma | Ano C

Gratidão pela verdade

Quarta-feira –  V Semana da Quaresma – C – Dn 3,14-95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42

Essa frase ficou muito famosa nos nossos tempos: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Conhecimento, verdade e liberdade são três palavras com força, elas mudam a vida das pessoas para melhor.

Cada vez que vamos fazer tratamentos dentários, é possível que tenhamos a sensação que estamos abrindo a nossa boca que façam em nós algo semelhante a uma “tortura odontológica”. Sem detrimento à nobreza da profissão, certo é que sinto-me massacrado por todos aqueles obejtos “de tortura” que os dentistas costumam manejar. Além das dores, e enquanto eu as padecia, a dentista contou-me uma história bem legal: uma menina de uns 8 anos foi à dentista, ou seja, à mesma que me contou a história. A menina foi acompanhada de sua mãe, sua tia, sua prima mais velha. Todas estavam preocupadas com a pequena, com a dor que ela sentiria. A mãe disse-lhe: “filhinha, não se preocupe, que não vai doer nadinha”; a tia confirmou: “É sim, minha querida, você nem vai sentir dor, fique tranquila”; finalmente, a prima acrescentou: “É certo, isso não dói nada, eu já fui várias vezes ao dentista e nem doeu, não vai doer nem um pouquinho”. Depois que todas falaram, a minha dentista olhou para a pequena com olhar bondoso e firme, e lhe disse: “Bom, todo mundo já falou a sua opinião; eu vou lhe dizer uma coisa certa: vai doer sim, porque ir ao dentista sempre dói, no entanto vou tentar que não doa tanto”. Imaginem a cara da mãe, da tia, da prima… todas contra a dentista!

Tudo aconteceu normalmente, a menina se submeteu ao tratamento da dentista e, passadas duas semanas, retornou à mesma dentista, novamente acompanhada do trio familiar. Qual não foi a surpresa da dentista quando a pequena lhe disse (à dentista): “Tia, eu não vou mais em outra dentista, vou vir só na senhora, porque a minha mãe, a minha tia e a minha prima mentiram para mim, só a senhora me disse a verdade, porque doeu mesmo”.

O que essa criança estava querendo dizer era que ela não tinha gostado de ter sido enganada e que ela agradecia o fato de alguém lhe dissera a verdade, mesmo que doa. Deus, nosso Pai, nos diz verdades que não doem, como “Amar a Deus sobre todas as coisas”, mas também nos diz verdades que doem e que são difíceis – “não pecar contra a castidade”, “não adulterar” etc. Também nós deveríamos agradecer ao Senhor que nos ensina a verdade através dos seus sacerdotes, dos seus ministros, pois, ainda que doa, somente a verdade constrói a nossa vida, o nosso ideal, a nossa felicidade. Deus nos manifestou a verdade porque nos ama.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros