Homilia Quarta-Feira da Oitava do Natal – Tempo do Natal | Ano C

Purificados e apresentados

Quarta-feira na Oitava de Natal – C – 1 Jo 2,3-11; Sl 95; Lc 2,22-35

Já estava profetizado pelo profeta Malaquias que “virá ao seu templo o Senhor que buscais” (Ml 3,1). O que fará o Senhor quando chegar ao Templo? Ele nos purificará “como se refinam o ouro e a prata” (Ml 3,3). Como se refinam o ouro e a prata? Submetendo-os a altíssima temperatura. De maneira semelhante, o Espírito Santo permitirá que saiam todas as nossas impurezas e que pese o ouro preciso da graça de Deus em nossas vidas. O que acontecerá depois desse processo: os cristãos “serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm” (Ml 3,3). Nós somos um povo consagrado ao louvor de Deus e para fazer as obras de Deus: não nos esqueçamos de que Deus nos quis para si e para os outros! Passar pelo fogo purificador do Espírito Santo fará com que passemos bem longe do fogo do inferno. Na prática, como Deus trabalha a nossa purificação? Através das tribulações, dos sofrimentos, da cruz. Imitamos o Senhor Jesus: “por ter ele mesmo suportado tribulações está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados” (Hb 2,18).

Esses elementos aparecem no Evangelho da festa da Apresentação do Senhor: Jesus é levado ao Templo para ser apresentado, mas lá já o esperavam duas pessoas purificadas pelo fogo do Espírito Santo: Simeão e Ana reconheceram o Senhor porque se encontravam inseridos na fornalha do amor de Deus. De Simeão, o texto diz que “o Espírito Santo estava nele” (Lc 2,25).

Apresentemo-nos com Cristo para que Deus se manifeste através das nossas vidas. Deixemos que Deus nos coloque na fornalha do seu amor, que ele nos purifique cada vez mais. Que nunca nos acostumemos a viver na escória do pecado. Com o ouro pesa mais que as impurezas que se incrustam nele, quando é colocado em alta temperatura, o ouro desce para o cadinho (forninho) e as escórias ficam na superfície, à vista. O problema de tudo isso é que talvez tenhamos medo de ver nossos pecados, escórias e imundícies. Que não seja assim: o que Deus quer é que nós, pecadores convencidos de que o somos, lutemos contra tudo aquilo que nos afasta dele; que nos apresentamos a ele, no seu Templo. Em efeito, quando nos apresentamos no Templo do Senhor, então começam a aparecer as escórias e vemos, juntamente com as coisas boas, as coisas que não são tão boas: vamos nos conhecendo mais e percebemos que não somos tanto quanto nos achávamos. É missão da Igreja, Templo do Senhor, colocar as pessoas em contato com Deus para que elas, em alta temperatura, deixem suas impurezas na superfície e acolham a graça de Deus no cadinho de seus corações. Se a Igreja não ajudasse mais as pessoas a verem o que está errado em suas vidas, para que consertem, então estaria falhando na sua missão evangelizadora.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros